Os fuzis

Autoria: Ruy Guerra, 1963
Ficha Técnica:
Drama

Brasil, Argentina, 1963

Direção: Ruy Guerra

Com Átila Iório, Hugo Carvana, Ivan Cândido, Joel Barcellos, Maria Gladys, Nelson Xavier, Paulo César Peréio

80 minutos. 12 anos

O moçambicano Ruy Guerra escreveu essa história durante uma temporada na Grécia. Quando chegou ao Brasil, em 1958, decidiu adaptar a história para o Nordeste brasileiro. O filme trata do envio de um grupo de soldados armados à cidade de Milagres, na Bahia, na tentativa de impedir que a população faminta invada e saqueie um depósito de alimentos. Enquanto um povo em delírio pela fome é conduzido pelas previsões de um religioso, um motorista de caminhão observa a situação e se revolta com a miséria que assola a região. As filmagens aconteceram em 1963, mas o filme só foi lançado comercialmente em 1965, numa versão reduzida em 25 minutos, mas com importante contribuição para o movimento do Cinema Novo. A produção levou o prêmio especial do júri no Festival de Berlim (1964), melhor fotografia no Festival de Pesaro (1964), e o Prêmio Cabeza de Palenque, no Festival de Acapulco (1965).

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.