Tiago de Mello

Amadeu Thiago de Mello nasceu na cidade de Barreirinha, no Amazonas, em 1926. Sua obra desde cedo foi marcada pela identificação com a cultura de seu estado e pelo engajamento político e social. Entre 1961 e 1964, trabalhou como adido cultural em Santiago do Chile, onde conheceu Pablo Neruda, de quem ficou amigo. Acabou afastado desse cargo por receber refugiados brasileiros em sua casa. De volta ao Brasil, foi preso e exilado. Sua obra “Faz escuro, mas eu canto porque a manhã vai chegar”, de 1965, reflete o contexto autoritário, assumindo uma clara oposição ao regime militar no Brasil. É um dos poetas brasileiros mais conhecidos na América Latina.

Bibliografia:

MELLO, Thiago. Poesia comprometida com a minha e a tua vida. Lisboa: Moraes Editora, 1975.
MELLO, Thiago. Poemas preferidos pelo autor e seus leitores. Edição comemorativa dos 75 anos do autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
____________. Faz escuro, mas eu canto porque a manhã vai chegar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.