Marques Rebelo

Edi Dias da Cruz foi jornalista, contista, cronista, novelista e romancista. Nasceu no Rio de Janeiro em 1907 e faleceu em 1973. A partir dos anos 1920 começou a se dedicar ao jornalismo e à literatura, publicando poemas para várias revistas modernistas. Na década de 1930, deixou a poesia para se concentrar na ficção e adotou o pseudônimo de Marques Rebelo. Seu grande êxito aconteceu em 1939, quando publicou “A estrela sobe”. Integrante da geração que fez o Romance de 30, Rebelo publicou, em 1967, “O simples Coronel Madureira”, em que o personagem-título é o representante metafórico da inércia e da ineficiência do regime militar, um militar voluntarista, levado ao sabor dos acontecimentos.

Bibliografia:

REBELO, Marques. O simples Coronel Madureira. Editora Nova Fronteira, 2003.
SANTIAGO, Silviano. “Repressão e censura no campo das artes na década de 70”. In:
Vale quanto pesa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1982.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.