Paulo Leminski

O poeta, escritor, tradutor, letrista e crítico literário Paulo Leminski nasceu em Curitiba em 1944 e faleceu em 1989, deixando uma vasta obra. Após um período estudando em São Paulo, estreou na literatura em 1964 com cinco poemas na revista Invenção, dirigida por Décio Pignatari, representante da poesia concreta paulista. O caráter marginal de sua obra o aproximou também de músicos da Tropicália, como Caetano Veloso, Torquato Neto e Gilberto Gil.

Na década de 1970, publicou textos e poemas em diversas revistas, como Corpo Estranho, Muda Código e Raposa. Em 1975 lançou “Catatau”, obra que chamaria de “prosa experimental” e que quebrava a linearidade do tempo cronológico, da poesia e da prosa. Leminski também fez muitas traduções e deixou postumamente um ciclo de biografias denominado “Vida”, em que relatou a trajetória de Jesus Cristo, Trotsky, Bashô e Cruz e Souza.

Bibliografia:

CAMPOS, Haroldo de. Uma leminkíada barrocodélica. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
MARQUES, Fabrício. Aço em flor: a poesia de Paulo Leminski. Autêntica Editora, 2001.
MENDONÇA, Maurício Arruda. O Romance-idéia Catatau de Paulo Leminski – uma Abordagem Literária e Filosófica. Dissertação de Mestrado do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina, 2009.
VAZ, Toninho. Paulo Leminski – O Bandido Que Sabia Latim. Record, 2001.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.