Manhã cinzenta

Manhã cinzenta
Autoria: Olney São Paulo, 1969
Ficha Técnica:
Drama

Brasil, 1969

Direção: Olney São Paulo

Roteiro: Olney São Paulo

Com Janet Chermont, Maria Helena Saldanha, Sonélio Costa

40 minutos. 16 anos

Baseado em conto homônimo de Olney São Paulo, o filme é uma alegoria de regimes autoritários, e é ambientado em um país fictício da América Latina. Retrata um casal de estudantes que segue para uma passeata onde o rapaz, um militante, lidera um comício. Eles são presos, torturados na prisão e sofrem um inquérito absurdo dirigido por um robô e um cérebro eletrônico.

Em 8 de outubro de 1969, a obra foi projetada em um voo sequestrado pela organização MR-8, apresentado como “um filme de um patriota brasileiro”, motivo pelo qual o cineasta teve seu nome ligado aos revolucionários. Em 13 de janeiro de 1972, o Superior Tribunal Militar absolveu o cineasta das acusações de subversão da ordem relacionadas ao filme.

De acordo com Maria David Santos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), “a proposta inicial de Manhã cinzenta era que viesse a compor um projeto de um filme em três histórias, sendo que mais dois episódios seriam acrescentados. No entanto, com a apreensão da película e a censura, o projeto foi abandonado. Os negativos e cópias de Manhã cinzenta foram confiscados em 1969, mas duas cópias do filme ficaram guardadas por 25 anos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.