Outros personagens da comunidade judaica na resistência à ditadura

Outros personagens da comunidade judaica na resistência à ditadura

Além dos nomes já mencionados, outras figuras e coletivos judaicos também desempenharam papéis relevantes na resistência à ditadura civil-militar brasileira. Ana Rosa Kucinski, Bernardo Kucinski, Meir Kucinski, Iara Iavelberg, Alberto Dines, Charles Schreier e Maurício Grabois são alguns dos nomes que se destacaram na militância política, na denúncia das violações de direitos e na luta por democracia.A atuação de coletivos como o movimento juvenil Habonim Dror Brasil e da Revista Shalom também merece destaque, tanto pelo incentivo à reflexão crítica entre jovens judeus quanto pelo espaço aberto ao debate político e ao enfrentamento do autoritarismo, mesmo em meio à repressão. Essas experiências revelam uma diversidade de engajamentos e mostram que a comunidade judaica brasileira, embora plural, teve em muitos de seus membros uma firme oposição ao regime ditatorial e um compromisso ativo com os direitos humanos.

Crônica de Trudi Landau sobre os desaparecidos políticos durante a Ditadura Militar e a luta de seus parentes por verdade e justiça. Fonte_ Coleção Trudi Landau, Museu Judaíco de São Paulo. CP0049-RJR-Pasta2_003 (Cx. 116)
Crônica de Trudi Landau sobre os desaparecidos políticos durante a Ditadura Militar e a luta de seus parentes por verdade e justiça. Fonte: Coleção Trudi Landau, Museu Judaíco de São Paulo.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.