Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Repressão e violação de direitos humanos

Repressão e violação de direitos humanos

Para combater os grupos guerrilheiros, o regime militar preparou um grande aparato repressivo. Um general chegou a dizer que eles organizaram um pilão para matar uma mosca, menosprezando a capacidade de ação desses grupos. Mas, ao que parece, a “mosca” incomodava bastante.

Todos os recursos, jurídicos, policiais e militares foram utilizados e integrados para combater a guerrilha. Os serviços secretos das três armas, Exército, Marinha e Aeronáutica, foram reciclados, os agentes foram treinados no exterior em cursos de “contrainsurgência”, nos quais aprenderam técnicas sofisticadas de tortura.

O caminho da repressão estava desenhado: para combater grupos pequenos, com células que não se comunicavam entre si, que utilizavam recursos para disfarçar e despistar qualquer suspeita, era preciso usar técnicas de espionagem e de interrogatório “vigorosas”. As prisões tinham o objetivo não só de intimidar, mas também de fazer com que o prisioneiro contasse informações sobre seu grupo e revelasse onde era o “aparelho” – nome dado para o local onde se instalavam, viviam e planejavam as ações.

Mas, ao saber que um companheiro tinha sido preso, imediatamente todos se mudavam. Por isso, a tortura tinha como objetivo que o prisioneiro falasse o mais rápido possível, antes de que fosse notada sua captura, para dar tempo de chegar aos locais e pegar o grupo todo.

Em outros casos, para obter informações sobre estratégias, os prisioneiros eram torturados por muitos dias, com requintes de crueldade. Se o prisioneiro sobrevivesse, era entregue à Justiça, que iria processá-lo nas formas da Lei de Segurança Nacional.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.