Saiba Mais – Movimentos Negros

Saiba Mais – Movimentos Negros

Bibliografia

CHAGAS, Conceição Corrêa das. Negro: uma identidade em construção. Petrópolis: Vozes, 1996.

CUNHA, Osvaldo. “Depois da festa: movimentos negros e ‘políticas de identidade’ no Brasil”. In: ALVAREZ, Sonia e DAGNINO, Evelina e ESCOBAR, Arturo. Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos: novas leituras. Belo Horizonte: EdUFMG, 2000.

DOMINGUES, Petrônio. “Movimento Negro brasileiro. Alguns apontamentos históricos”. Tempo 12/23, UFF/Niterói, 2007

HANCHARD, Michael George. Orfeu e o Poder: movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2001.

KÖSSLING, Karin. As lutas anti-racistas de afro-descendentes sob vigilância do DEOPS/SP (1964-1983). Dissertação (Mestrado em História Social) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.

NASCIMENTO, Maria Ercilia. A Estratégia da desigualdade: o movimento negro dos anos 70. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989.SOUZA, Florentina. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.