Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Saiba Mais – Música

Saiba Mais – Música

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Célio (org.). 1973: O ano que reinventou a MPB: A história por trás dos discos que transformaram a nossa cultura. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2013.

ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro não: Música popular cafona e ditadura militar. Rio de janeiro: Record, 2010.

CASTRO, Ruy. Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

COSTA, Caio Túlio. Cale-se. São Paulo: A Girafa, 2003.

DAPIEVE, Arthur. Brock: O rock brasileiro dos anos 1980. São Paulo: Ed. 34, 1996.

GOMES, Caio de Souza. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). São Paulo: Alameda, 2015.

MELLO, Zuza Homem de. A Era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003.

NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1958-1969). Annablume/FAPESP, 2001.

RIBEIRO, Solano. Prepare seu coração: A história dos grandes festivais. São Paulo: Geração Editorial, 2002.

SESC. Tropicália 20 anos. São Paulo: SESC-SP, 1987.

TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.