Silviano Santiago

Silviano Santiago

Silviano Santiago nasceu em Formiga, Minas Gerais, em 1936. É romancista, contista, crítico, poeta, professor. Especializou-se em literatura francesa e foi professor universitário em várias cidades fora do país, como Toronto, Paris, Indiana, Nova York, entre outras. Em 1981, escreveu “Em Liberdade”, romance histórico que busca dar continuidade a “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.  O romance, passado durante o período da ditadura de Getúlio Vargas, reflete sobre o Brasil da década de 1930 e faz uma sutil analogia com o período ditatorial do período em que Silviano escreveu o livro.

Bibliografia:

ARAGÃO, Verônica de. O narrador pós-moderno em Silviano Santiago. Editora Caetés, 2009.
CUNHA, Eneida Leal (org.). Leituras críticas sobre Silviano Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.
SANTIANO, Silviano. Em liberdade. São Paulo: Editora Rocco, 1981.
SOUZA, E. M.; MIRANDA, W. M. (org.). Navegar é preciso, viver: escritos para Silviano Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Salvador: EDUFBA; Niterói: EDUFF, 1997.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.