Cédula Quem Matou Herzog - Autor Cildo Meireles. Fonte Acervo Instituto Vladimir Herzog.
A imagem mostra a obra "Quem matou Herzog?", uma das mais famosas intervenções do artista conceitual Cildo Meireles. Utilizando seu "Projeto Cédulas", ele carimbou a pergunta em notas de um cruzeiro logo após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog pelos órgãos de repressão da ditadura, em 1975. O dinheiro, ao voltar a circular, transformava-se em um poderoso e incontrolável veículo de protesto, espalhando por todo o país a denúncia de um crime que o regime tentava acobertar.

Inserções em circuitos ideológicos – Projeto Cédula (1975), de Cildo Meireles

Inserções em circuitos ideológicos – Projeto Cédula (1975), de Cildo Meireles

Cildo Meireles carimbou cédulas de dinheiro com a frase “Quem matou Herzog?”, Cildo Meireles, artista neoconcretista, produziu entre 1970 e 1975 uma série de trabalhos que imprimiam frases consideradas subversivas em cédulas de dinheiro e garrafas de Coca-Cola. Ele retirava os artigos de circulação, interferia sobre eles e os devolvia. O artista carimbou em notas de dinheiro a frase “Quem matou Herzog?”, questionando a versão oficial sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nos porões da ditadura. Essa ação infiltrava mensagens políticas em meios incontroláveis pela censura, atingindo milhares de pessoas e envolvendo o público diretamente com a obra e sua mensagem.  

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.