Das caricaturas aos manifestos

Das caricaturas aos manifestos

Metodologia: Análise de Fonte primária (caricaturas, jornais e manifestos)

Mostre aos alunos quatro fontes primárias, sendo um jornal relatando como protestos pacíficos de rua foram reprimidos em 1968, dois manifestos da luta armada contra a ditadura em 1969 e uma caricatura em defesa das eleições diretas para presidente em 1984. Se necessário, divida-os em grupos para que todas as quatro fontes sejam lidas e analisadas pelo conjunto da turma. Discuta quem produziu cada uma destas fontes e como podem ser analisadas em seu contexto histórico.

  1. Correio da Manhã, 23/6/1968 relata como os protestos pacíficos de 21 de junho de 1968 foram reprimidos pela ditadura.
  2. Manifesto da ALN na tomada da Rádio Nacional (15/8/1969)
    O trecho inicial da transmissão (mimeografado) pode ser lido também.
  1. Manifesto da ALN e do MR-8 sobre o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick (4/9/1969).
  2. Caricatura de Henfil em 1984, em defesa das Diretas Já.
  3. Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.

PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!

Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho:

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.