Cinema na ditadura

Cinema na ditadura

Apesar da censura, o período da ditadura foi muito produtivo na área do cinema. Nos anos 1960, 1970 e 1980, foram criados filmes que propunham novas estéticas, novas abordagens e, pela primeira vez, protagonistas que vinham das classes populares interpretados por atores não profissionais. Surgiram novas formas narrativas com objetivo de inserir nas telas de cinema os “personagens invisíveis” do Brasil, com grande criatividade cinematográfica, uso abundante de ironia e crítica social às elites. Uma diversidade de novas tendências apareceu: o Cinema Novo, os filmes históricos na perspectiva “dos vencidos”, as comédias tipo “chanchada” e até formas humorísticas populares de abordar a sexualidade (a “pornochanchada”).

Essa sequência didática tem como objetivo debater o cinema brasileiro na época da ditadura: os novos movimentos cinematográficos, os filmes que fizeram história, a atuação da censura e o surgimento da Embrafilmes. Tudo isso permeado pelas tensões políticas e pela repressão. O número de aulas indicado é apenas uma sugestão. É possível utilizar mais ou menos aulas de acordo com sua necessidade

Sequência Didática:

  • Aula 1 – Frames do cinema na ditadura
  • Aula 2 – Uma revolução cinematográfica
  • Aula 3 – Brasil em transe
  • Aula 4 – Análise de filmes: pesquisa
  • Aula 5 – Análise de filmes: apresentações
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.