Metodologia: preparação da coleta de testemunhos
- Nessa aula, os alunos vão pré-produzir entrevista ou coleta de testemunhos, cujo resultado será apresentado na aula seguinte.
- Converse com a turma sobre o que é história oral: o papel da memória e do esquecimento na sociedade, a importância de escutarmos as pessoas mais velhas sobre a história de suas vidas, já que muito do que têm a nos dizer não está registrado em nenhum lugar. Problematize a relação entre memória e verdade, indicando que o mais importante de uma entrevista de história oral não é a certeza absoluta sobre a veracidade do acontecimento narrado, mas sim as aproximações que a memória pode fazer com os acontecimentos sempre mediada pela subjetividade e pelas vontades íntimas do entrevistado.
- Indique que cada aluno fará, para a próxima aula, uma entrevista com algum conhecido com mais de 70 anos: pode ser familiar, vizinho, professor, ou quem mais eles puderem acessar. É importante que essa pessoa tenha interesse por futebol e tenha vivido durante a ditadura.
- Depois de pensar em algumas possibilidades de entrevistados, peça que produzam uma lista de 5 perguntas sobre futebol e ditadura orientadas a essas pessoas. O foco da entrevista deve ser a experiência de vida dessa pessoa, e não seus conhecimentos gerais. Lembre-se que a pessoa não é especialista no tema, mas ela viveu uma experiência sobre o futebol durante a ditadura.
- Convoque os alunos a lerem em voz alta as perguntas criadas e oriente-os para que as perguntas foquem a experiência do entrevistado.
- Não esqueça de orientar a gravarem a entrevista (pode ser com o celular). Peça que transcrevam o áudio com o uso de um aplicativo automático (existem várias opções). Outra alternativa é que escutem a gravação posteriormente algumas vezes e registrem os pontos mais importantes a serem apresentados na próxima aula.