Navegue pelas aulas:

A busca da verdade

A busca da verdade

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Entrega do Relatório final da Comissão Nacional da Verdade à presidente Dilma Rousseff
Cerimônia de entrega do Relatório final da Comissão Nacional da Verdade à presidente Dilma Rousseff

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Brasília, 10/12/2014). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos veem nesta imagem? É uma cerimônia? Quem são as pessoas que participam? O que está escrito na parede do evento? O que foi a CNV e qual a sua importância? Criem hipóteses.
  3. Explique O que foi a CNV e sua importância para a história recente do Brasil. Comente que o Brasil foi o último país da América Latina a realizar uma Comissão da Verdade sobre sua ditadura, sendo que Chile e Argentina instalaram tais comissões no ano seguinte ao término dos regimes autoritários – como se o Brasil o tivesse feito em 1988, junto com a nova Constituição.
  4. Para mais detalhes, utilize o texto Comissão Nacional da Verdade do portal.

IMAGEM 2

Coronel Brilhante Ustra, famoso torturador e repressor da ditadura, depõe na CNV
Coronel Brilhante Ustra, famoso torturador e repressor da ditadura, depõe na CNV

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Brasília, 2013) e peça que a descrevam.
  2. Quem é o homem de óculos escuros? Alguém reconhece? O que será que ele está fazendo na foto? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata de Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos mais sanguinários comandantes da tortura da ditadura militar, em depoimento para a CNV, em maio de 2013. Em seu depoimento, ele afirmou que negou as denúncias, mas ao ser confrontado com questões do ex-preso político Gilberto Natalini, Ustra disse que não aceitaria ser acareado por um “terrorista”. Nas palavras de Natalini, “Ustra era o comandante do inferno”, se referindo aos centros de tortura do regime militar.
  4. Mostre aos alunos a reportagem Coronel Brilhante Ustra dá depoimento na Comissão da Verdade – Repórter Brasil
  1. Depois, peça que leiam o perfil de Carlos Alberto Brilhante Ustra do portal.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre a CNV.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.