Testemunhos da CNV: investigação

Testemunhos da CNV: investigação

Metodologia: interpretação de testemunhos do canal do youtube da CNV

  1. Conte aos alunos que a CNV tem um canal no youtube no qual foram transmitidos e postados parte dos depoimentos oficiais realizados durante a investigação sobre os crimes de Estado da ditadura. O canal tem 565 vídeos, a maioria deles formados por fontes primárias, ou seja, testemunhos orais sobre o passado.
  2. Explique aos alunos sobre o papel da história oral na formação do conhecimento histórico. A experiência histórica é “armazenada” subjetivamente na nossa memória e os documentos escritos não são capazes de proporcionar o conhecimento de certos aspectos do nosso passado, que remanescem exclusivamente nos testemunhos. Ao mesmo tempo, todo testemunho oral (assim como os documentos escritos) são passíveis de questionamento. Por isso, é fundamental que testemunhos sejam confrontados com outros documentos e fontes da época – jornais, documentos de Estado, panfletos, fotografias e vídeos – e também com outros testemunhos.
  3. Depois de explicar a natureza ao mesmo tempo documental, memorialística e subjetiva da história oral, oriente os alunos a navegar pelos testemunhos do canal do youtube da CNV.
  4. Cada aluno deve escolher um vídeo inteiro para assistir, fazer registros e uma pesquisa sobre o personagem e sua história na época da ditadura. É um representante da ditadura? É da resistência democrática? Qual a sua experiência pessoal, política e histórica com a repressão?
  5. Oriente-os a realizar uma escuta atenta do testemunho e o registro das suas ideias principais, o que pode ser concluído como lição de casa para a próxima aula.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.