Metodologia: interpretação de testemunhos do canal do youtube da CNV
- Conte aos alunos que a CNV tem um canal no youtube no qual foram transmitidos e postados parte dos depoimentos oficiais realizados durante a investigação sobre os crimes de Estado da ditadura. O canal tem 565 vídeos, a maioria deles formados por fontes primárias, ou seja, testemunhos orais sobre o passado.
- Explique aos alunos sobre o papel da história oral na formação do conhecimento histórico. A experiência histórica é “armazenada” subjetivamente na nossa memória e os documentos escritos não são capazes de proporcionar o conhecimento de certos aspectos do nosso passado, que remanescem exclusivamente nos testemunhos. Ao mesmo tempo, todo testemunho oral (assim como os documentos escritos) são passíveis de questionamento. Por isso, é fundamental que testemunhos sejam confrontados com outros documentos e fontes da época – jornais, documentos de Estado, panfletos, fotografias e vídeos – e também com outros testemunhos.
- Depois de explicar a natureza ao mesmo tempo documental, memorialística e subjetiva da história oral, oriente os alunos a navegar pelos testemunhos do canal do youtube da CNV.
- Cada aluno deve escolher um vídeo inteiro para assistir, fazer registros e uma pesquisa sobre o personagem e sua história na época da ditadura. É um representante da ditadura? É da resistência democrática? Qual a sua experiência pessoal, política e histórica com a repressão?
- Oriente-os a realizar uma escuta atenta do testemunho e o registro das suas ideias principais, o que pode ser concluído como lição de casa para a próxima aula.