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A mobilização negra

A mobilização negra

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Protestos fundacionais do MNU em 1978

Fundação do MNU em São Paulo em 1978
Fundação do MNU em São Paulo em 1978

IMAGEM 2 – Protestos fundacionais do MNU em 1978

Protesto do Movimento Negro Unificado em 1978
Protesto do Movimento Negro Unificado em 1978

Análise das imagens 1 e 2:

  1. Mostre as imagens aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 1978). Peça que a descrevam.
  2. Quem será que organizou a manifestação? Quais as causas e objetivos? Você consegue notar que o protesto é formado por pessoas negras e também algumas pessoas brancas? Você já participou de algum protesto parecido com esse?
  3. Explique aos alunos que esse foi um ato inaugural da criação do MNU – Movimento Negro Unificado. O MNU existe até hoje. Conte aos alunos mais sobre a história do MNU, baseando-se no site oficial do movimento.

IMAGEM 3 – Fátima Ferreira com seu filho nos braços no protesto do MNU

Militantes do MNU foram as ruas de São Paulo no dia 20 de novembro de 1979
Militantes do MNU foram as ruas de São Paulo no dia 20 de novembro de 1979. Na fotografia a militante Fátima Ferreira leva seu filho nos braços

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Paulo, 20/11/1979) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sabem da data 20/11? O que essa foto parece representar? O que está fazendo a mulher com o bebê no colo? Qual o significado político de uma mulher negra e mãe estar em um protesto na rua?
  3. Explique que o movimento negro unificado também foi um marco fundamental do engajadmento das mulheres negras, que costumavam ser alijadas até de determinados setores da militância social por conta de um racismo invisível dentro da própria resistência democrática. O MNU, nesse sentido, foi um espaço pioneiro de protagonismo das mulheres negras, incluindo as mães. Lembre os alunos que as mães negras são aquelas que mais sofrem as consequências da violência de Estado (na ditadura e na democracia), pois seus filhos, jovens negros, são as principais vítimas de mortes por ação militar ou policial na história. Destaque como as mulheres negras são invisibilizadas no trabalho reprodutivo, sendo elas frequentemente as babás e empregadas domésticas que garantem o bem estar das famílias ricas e de classe média branca no Brasil. A politização desse segmento era, para as elites, um incômodo.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre negritude, resistência e repressão na ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
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