Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Passeata dos Cem Mil
IMAGEM 2 – Passeata dos Cem Mil
Análise das imagem 1 e 2:
- Mostre as imagens 1 e 2 aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1968). Peça que a descrevam e leiam as faixas.
- O que as pessoas estão reivindicando nesse protesto? Quantas pessoas estarão reunidas ali?
- Explique que estas são as fotos mais emblemáticas da Passeata dos Cem Mil, um protesto massivo de resistência contra a ditadura que ocorreu em 1968 no Rio.
- Peça que os alunos façam uma rápida pesquisa no celular sobre a Passeata dos Cem Mil e contem as informações básicas que descobriram.
IMAGEM 3 – Os 15 presos políticos libertos em decorrência do sequestro do embaixador dos EUA
Análise da imagem 3:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1969). Peça que a descrevam.
- Quem são essas pessoas? Por que algumas estão com as mãos unidas? Onde parecem estar? Criem hipóteses.
- Explique que são 15 presos políticos brasileiros, que estão sendo libertados pela ditadura em troca do embaixador estadunidense que havia sido sequestrado.
- Explique que uma das formas de resistência à ditadura, entre 1969 e 1975, foi a luta armada. Conte que os adeptos da luta armada tomaram essa decisão após o AI-5, de 1968, que restringiu as opções de resistência pacífica à ditadura.
- Leia com os estudantes o trecho “Opção armada e clandestinidade” do texto Grupos da Luta Armada.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre as formas da resistência à ditadura.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.