Metodologia: Leitura, registro e debate
- Comece a aula retomando as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior.
- Convide os alunos a lembrar e identificar situações da atualidade em que futebol e política estiveram diretamente relacionados. Crie um debate breve sobre estas situações: houve instrumentalização do futebol ou não? A situação envolvia poderes autoritários ou agendas democráticas?
- Em seguida, peça que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto “Futebol” no Portal Memórias da Ditadura. Esse texto é formado por 50 pequenas anedotas, que permitem aos alunos criarem interpretações sobre a relação entre futebol e política durante a ditadura. Peça que escolham uma das anedotas para comentar
- Depois da leitura, pergunta qual anedota escolheram e por quê. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
- Ajude os alunos com alguns exemplos, como a história de João Saldanha demitido por Médici da seleção em 1970 e do slogan “O Caneco é Nosso”, criado após a vitória brasileira na Copa e instrumentalizado pela propaganda oficial da ditadura com fins ufanistas.
- Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso. Indique também que os alunos escutem o episódio 2 do podcast “O sequestro da Amarelinha”, sobre como Pelé foi transformado em garoto propaganda da FIFA pelo autoritário João Havelange em 1975.