Anistia ampla, geral e irrestrita

Anistia ampla, geral e irrestrita

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Ato pela anistia na Cinelândia
Ato pela anistia na Cinelândia

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (1978). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos veem na imagem? Quem são as pessoas? O que fazem? O que dizem os cartazes? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata de um ato em defesa da anistia aos presos e exilados políticos da ditadura ocorrido em 1978 no Rio de Janeiro. Como este, atos ocorreram por todo o país até que o General Figueiredo, o último ditador militar, assinou a Lei de Anistia em 1979. O movimento pedia anistia “ampla, geral e irrestrita” para contemplar 100% dos presos e exilados, e para que não fossem excluídos os guerrilheiros – como ocorreu com a lei restrita da ditadura.
  4. Para mais detalhes, leia o texto “Abertura Lenta e Anistia Parcial”.

IMAGEM 2

Abrir imagem

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1979) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos veem na fotografia? Quem forma a multidão? Onde estão essas pessoas? Será um protesto? Será uma torcida? Por que e para quem pedem “anistia”? Criem hipóteses.
  3. Explique que as torcidas de futebol foram muito relevantes na mobilização pela anistia e atuaram assiduamente pela democratização do país. Foram fortes protagonistas da campanha pela anistia, junto ao Comitê Brasileiro pela Anistia e outros aliados.

IMAGEM 3

Aeroporto de São Paulo recebendo uma multidão que aguardava retorno de exilados
Aeroporto de São Paulo recebendo uma multidão que aguardava retorno de exilados

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (1980) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos veem na fotografia? Quem forma a aglomeração? Onde estão essas pessoas? Será um protesto?O que dizem as faixas? Criem hipóteses.
  3. Explique que as pessoas estão no aeroporto, prontas para receber exilados políticos que foram permitidos a retornar ao Brasil a partir da Lei da Anistia de 1979. Explique que o movimento pedia anistia total, mas não foram todos os presos e exilados que tiveram acesso à liberdade e a permissão de retorno. A Lei de Anistia de 1979 foi muito importante, mas parcial e restrita, diferente do que reivindicava o movimento.
  4. Para mais detalhes, leia o texto “Abertura Lenta e Anistia Parcial”.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre o Movimento pela Anistia e Lei da Anistia de 1979.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.