Auto-anistia e impunidade dos militares

Auto-anistia e impunidade dos militares

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Glenda Mezarobba.
  2. Com base na exposição da Profa. Glenda Mezarobba, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a interpretação da Lei da Anistia de 1979 como uma “auto-anistia” dos militares e o problema da impunidade aos criminosos de Estado.
  3. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões :
    • O que foi a Lei da Anistia de 1979 e qual a sua importância naquele contexto?
    • Quais os limites e problemas da Lei de Anistia de 1979?
    • Por que dizemos que a anistia foi “parcial e restrita”, ao contrário do que queriam os movimentos democráticos?
    • A Lei da Anistia brasileira perdoou crimes dos ditadores, militares, colaboradores e torturadores? Por que isso aconteceu?
    • O que é “auto-perdão” e por que é uma figura jurídica ilegal nos direitos humanos internacionais?
    • Como os crimes de lesa-humanidade não prescrevem, o que a sociedade brasileira poderia fazer para reverter a impunidade dos torturadores?
    • Como o Estado Brasileiro foi julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação à impunidade de criminosos de lesa-humanidade da ditadura? Verifique o ensaio “Crimes da ditadura militar e o caso Araguaia”.
    • Como a Lei da Anistia brasileira pode ser comparada à transição democrática na Argentina em termos de justiça e punição aos criminosos de lesa-humanidade nas últimas ditaduras dos dois países?
Sobre
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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