As rodovias da morte

As rodovias da morte

Metodologia: Vídeo e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a video aula do Prof. Iury Tikuna sobre violação de direitos dos povos indígenas durante a ditadura.
  2. Debata os temas levantados pelo Prof. Iury Tikina e depois mostre o vídeo “Presidente Médici na Transamazônica”.
  3. Com base na videoaula e na propaganda da ditadura sobre a Transamazônica, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre o Plano de Integração Nacional (PIN) e o papel da construção de rodovias na ideologia branqueadora do regime militar. Lembre de definir as múltiplas formas de violência da ditadura contra povos indígenas e problematizar a relação entre os números 434 mortos/desaparecidos (relatório final CNV) e 8350 mortos/desaparecidos (“capítulo indígena”, texto 5, volume 2 do relatório da CNV).
  4. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões :
    • Quais foram as principais formas de violência e violação de direitos humanos exercida pela ditadura contra povos indígenas?
    • Como as rodovias BR 230, BR 174, BR 163 e BR 210, do Plano de Integração Nacional (PIN), funcionaram como vetores de violência e morte do regime militar contra povos indígenas? Use mapas, isso facilitará bastante a visualização do problema.
    • Como a ideologia da modernização rodoviária se misturou com a inferiorização dos povos indígenas e o branqueamento do Brasil no ideário ditatorial?
    • O que foram as GRIN?
    • O que foi o reformatório Krenak?
    • Qual a importância do Grupo de Trabalho indígena da Comissão Nacional da Verdade?
      Por que a CNV resolveu contabilizar de maneira separada os 434 mortos/desaparecidos do relatório final e os 8350 indígenas mortos/desaparecidos, que só aparecem no capítulo indígena do relatório?
    • Na sua opinião, essa decisão reflete a invisibilização dos povos indígenas? Ou se justifica pelo argumento da prova documental escrita inexistente para massacres em massa de povos indígenas, que muitas vezes são reconstituídos com testemunhos orais?

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