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Guardas Rurais Indígenas e Reformatório Krenak

Guardas Rurais Indígenas e Reformatório Krenak

Metodologia: Documentário, leitura, registro e debate

  1. Considerando que os alunos terminaram de ver o documentário GRIN em casa, realize um debate sobre o filme nos primeiros minutos da aula. Crie alguns eixos temáticos que ajudem a orientar o debate pelos pontos mais importantes: o que foi a GRIN? O que foi o reformatório Krenak? A quais violências os indígenas eram submetidos?
  2. Em seguida, realize uma oficina de elaboração de perguntas sobre a relação entre ditadura e povos indígenas. Peça que todos registrem as perguntas no caderno. Peça que leiam em voz alta e identifique as questões mais interessantes e relevantes. Foque no tema “métodos da violência contra indígenas”.
  3. Peça então que os alunos realizem a leitura silenciosa do trecho “Violências contra os indígenas durante a ditadura” no texto “Povos Indígenas” no Portal Memórias da Ditadura
  4. Depois, convide-os a comentarem o texto. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
  5. Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso.
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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