Violência da ditadura contra indígenas

Violência da ditadura contra indígenas

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Ação da Guarda Rural Indígena em 1970. Os agentes executam o pau de arara enquanto desfilam perante o pelotão

Ação da Guarda Rural Indígena em 1970. Os agentes executam o pau de arara enquanto desfilam perante o pelotão
Ação da Guarda Rural Indígena em 1970. Os agentes executam o pau de arara enquanto desfilam perante o pelotão

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Belo Horizonte, 5/2/1970). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sentem perante esta imagem? Quem são essas pessoas? O que estão fazendo? Por quê? Criem hipóteses.
  3. Explique o que foi a GRIN (Guarda Rural Indígena). O que a história da GRIN revela sobre as formas de tortura e terrorismo de Estado da ditadura? Reflita sobre a crueldade brutal de ensinar indígenas a torturar outros indígenas, expulsá-los de seus territórios e assassinar aldeias inteiras.
  4. Para mais detalhes, use o documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena” de Roney Freitas e Isael Maxakali 2016.

IMAGEM 2 – A construção da Transamazônica em Altamira, em 1972

Transamazônica
Brasil, Pará, Altamira, 22/08/1972, Trator faz terraplenagem durante a construção da segunda etapa da rodovia. O trecho inicia em Altamira e segue em direção ao rio Repartimento. A construtora Mendes Júnior detinha a concessão de construção deste trecho. Pasta:51884 – Crédito:SOLANO JOSÉ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:3875

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Altamira-PA, 22/08/1972,) e peça que a descrevam.
  2. O que está sendo construído? O que havia no lugar por onde passará essa rodovia? Quem estava ali antes? Qual a relação entre sociedade e natureza expressa na imagem? Criem hipóteses.
  3. Explique que a Transamazônica (BR 230) é uma rodovia construída durante a ditadura dentro do Plano de Integração Nacional (PIN), que alegava integrar o Norte ao restante do Brasil por meio de estradas modernas. Na realidade, as rodovias do PIN foram construídas com base na remoção de povos indígenas, torturas, mortes e desaparecimentos de povos indígenas inteiros. Discuta o que é modernização e se as rodovias da ditadura, por serem supostamente modernas, justificariam ou não a remoção de povos indígenas de seus territórios.
  4. Para mais detalhes, veja o relatório da Comissão Estadual da Verdade do Amazonas, sobre o genocídio dos povos Waimiri Atroari durante a construção da rodovia Manaus-Boa Vista (BR 174).

Documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena”

  • Com os minutos restantes da aula, comecem a assistir o documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena” de Roney Freitas e Isael Maxakali 2016. Peça que os alunos terminem de ver o documentário em casa para a aula seguinte, pois haverá uma atividade sobre ele.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.