Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (1967 nos cinemas). Peça que a descrevam.
- O que a imagem evoca? O que o diretor do filme pode ter querido transmitir com essa cena? Quem serão os personagens? Criem hipóteses.
- Explique sobre a importância do “Terra em Transe” como marco histórico do cinema brasileiro e como filme icônico do movimento Cinema Novo. Conte quem foi Glauber Rocha e como seu projeto estético desafiou o contexto histórico da ditadura.
- Para mais detalhes, leia o texto Cinema do Portal.
IMAGEM 2
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (1969 nos cinemas) e peça que a descrevam.
- Os alunos reconhecem o ator? O que a cena transmite? Onde parece estar o personagem? O que esse local evoca? O que será que o personagem está falando? Criem hipóteses.
- Explique que se trata do ator Grande Otelo, um dos primeiros atores negros a atingirem sucesso incontestável na televisão e no cinema brasileiros, interpretando Macunaíma, no filme de Joaquim Pedro de Andrade baseado no livro disruptivo do modernista Mario de Andrade. Pergunte se alunos leram o livro e tente relembrar com eles alguns aspectos da história. Mencione que o livro é de 1928 e o filme foi feito 31 anos depois. Destaque que tanto o livro como o filme tem uma intenção alegórica e inovadora ao criar um protagonista popular, que mistura indígena com negro. A imagem analisada ajuda a percebermos essa mistura.
- Para mais elementos do tema, use o artigo “Macunaíma, o filme: Joaquim Pedro de Andrade entre o modernismo e o tropicalismo”.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre Cinema e Ditadura no Brasil.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.