Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando a data (21/06/1970). Peça que a descrevam.
- Quem aparece na foto? O que aconteceu em 1970 relacionado ao futebol brasileiro? Por que esse abraço? O que ele significa? O que se está comemorando? Criem hipóteses.
- Explique que o Pelé foi o grande herói da seleção brasileira de futebol masculino na Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil conquistou o tricampeonato. Nessa foto ele está abraçando Emílio Garrastazu Médici, o ditador que comandou o período mais repressivo e violento da ditadura civil-militar brasileira. Conte que a Copa de 1970 foi marcada por uma intervenção autoritária na composição técnica da equipe, característica de um regime ditatorial. O técnico João Saldanha, conhecido por suas posições de esquerda e sua postura opositora ao regime militar, foi demitido da seleção brasileira a mando de Médici apenas 78 dias antes do começo da Copa.
- Para mais detalhes, use o texto “João Saldanha, o técnico que atormentou a ditadura”.
IMAGEM 2
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1979) e peça que a descrevam.
- O que os alunos veem na fotografia? Quem forma essa multidão? Onde estão essas pessoas? Será um protesto? O que diz a faixa? O que significa “anistia”? Criem hipóteses.
- Explique que se trata de um partida de futebol entre Santos e Corinthians no estádio do Morumbi, em que ambas as torcidas ergueram uma faixa pela anistia e libertação dos presos políticos da ditadura. Nessa época, torcedores de vários times de futebol participaram do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA), que lutaram para que os presos políticos fossem soltos e os exilados permitidos a voltar. As torcidas de futebol tiveram um papel político crucial na resistência popular contra a ditadura, sobretudo nas campanhas pela anistia (1978/1979) e pelas eleições diretas para presidente (1983-1984). As torcidas organizadas também se tornaram um veículo de organização política e social. Abrir uma faixa de protesto em uma arquibancada lotada era uma tática que dificultava prisões e repressões devido à multidão.
- Para mais detalhes, use o texto “Anistia ampla, geral e irrestrita” – um estudo sobre a relação entre futebol, luta pela anistia e torcidas organizadas.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre Futebol e Ditadura.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.