Navegue pelas aulas:

Gol de quem?

Gol de quem?

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Médici e Pelé em 1970
Médici e Pelé em 1970

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando a data (21/06/1970). Peça que a descrevam.
  2. Quem aparece na foto? O que aconteceu em 1970 relacionado ao futebol brasileiro? Por que esse abraço? O que ele significa? O que se está comemorando? Criem hipóteses.
  3. Explique que o Pelé foi o grande herói da seleção brasileira de futebol masculino na Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil conquistou o tricampeonato. Nessa foto ele está abraçando Emílio Garrastazu Médici, o ditador que comandou o período mais repressivo e violento da ditadura civil-militar brasileira. Conte que a Copa de 1970 foi marcada por uma intervenção autoritária na composição técnica da equipe, característica de um regime ditatorial. O técnico João Saldanha, conhecido por suas posições de esquerda e sua postura opositora ao regime militar, foi demitido da seleção brasileira a mando de Médici apenas 78 dias antes do começo da Copa.
  4. Para mais detalhes, use o texto “João Saldanha, o técnico que atormentou a ditadura”.

IMAGEM 2

Abrir imagem

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1979) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos veem na fotografia? Quem forma essa multidão? Onde estão essas pessoas? Será um protesto? O que diz a faixa? O que significa “anistia”? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata de um partida de futebol entre Santos e Corinthians no estádio do Morumbi, em que ambas as torcidas ergueram uma faixa pela anistia e libertação dos presos políticos da ditadura. Nessa época, torcedores de vários times de futebol participaram do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA), que lutaram para que os presos políticos fossem soltos e os exilados permitidos a voltar. As torcidas de futebol tiveram um papel político crucial na resistência popular contra a ditadura, sobretudo nas campanhas pela anistia (1978/1979) e pelas eleições diretas para presidente (1983-1984). As torcidas organizadas também se tornaram um veículo de organização política e social. Abrir uma faixa de protesto em uma arquibancada lotada era uma tática que dificultava prisões e repressões devido à multidão.
  4. Para mais detalhes, use o texto “Anistia ampla, geral e irrestrita” – um estudo sobre a relação entre futebol, luta pela anistia e torcidas organizadas.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre Futebol e Ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.