Navegue pelas aulas:

História oral do futebol

História oral do futebol

Metodologia: preparação da coleta de testemunhos

  1. Nessa aula, os alunos vão pré-produzir entrevista ou coleta de testemunhos, cujo resultado será apresentado na aula seguinte.
  2. Converse com a turma sobre o que é história oral: o papel da memória e do esquecimento na sociedade, a importância de escutarmos as pessoas mais velhas sobre a história de suas vidas, já que muito do que têm a nos dizer não está registrado em nenhum lugar. Problematize a relação entre memória e verdade, indicando que o mais importante de uma entrevista de história oral não é a certeza absoluta sobre a veracidade do acontecimento narrado, mas sim as aproximações que a memória pode fazer com os acontecimentos sempre mediada pela subjetividade e pelas vontades íntimas do entrevistado.
  3. Indique que cada aluno fará, para a próxima aula, uma entrevista com algum conhecido com mais de 70 anos: pode ser familiar, vizinho, professor, ou quem mais eles puderem acessar. É importante que essa pessoa tenha interesse por futebol e tenha vivido durante a ditadura.
  4. Depois de pensar em algumas possibilidades de entrevistados, peça que produzam uma lista de 5 perguntas sobre futebol e ditadura orientadas a essas pessoas. O foco da entrevista deve ser a experiência de vida dessa pessoa, e não seus conhecimentos gerais. Lembre-se que a pessoa não é especialista no tema, mas ela viveu uma experiência sobre o futebol durante a ditadura.
  5. Convoque os alunos a lerem em voz alta as perguntas criadas e oriente-os para que as perguntas foquem a experiência do entrevistado.
  6. Não esqueça de orientar a gravarem a entrevista (pode ser com o celular). Peça que transcrevam o áudio com o uso de um aplicativo automático (existem várias opções). Outra alternativa é que escutem a gravação posteriormente algumas vezes e registrem os pontos mais importantes a serem apresentados na próxima aula.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.