Literatura, censura, ditadura e memória

Literatura, censura, ditadura e memória

A literatura é uma forma de expressão artística e um documento histórico precioso para se entender os momentos mais críticos de uma sociedade. Durante a ditadura, a produção literária brasileira foi marcada por obras canônicas, que se tornaram indispensáveis nas nossas prateleiras até hoje. Autores como Antonio Callado, J.J. Veiga, Loyola Brandão, Érico Veríssimo, Cassandra Rios, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Ana Maria Machado, Heloneida Studart, entre outros, formaram um rico panorama para a ficção brasileira, criando diferentes estratégias literárias para expressar os desafios sob a ditadura. Ao mesmo tempo, a literatura foi mais tarde utilizada como recurso de memória sobre os anos de chumbo, em livros que registram a experiência dos traumas da repressão, a tortura, a prisão, a angústia de ter um familiar desaparecido. Nessa sequência didática, falaremos de duas dimensões de análise: a literatura produzida (e censurada) durante a ditadura e a literatura de memória posterior à ditadura. O número de aulas indicado é apenas uma sugestão. É possível utilizar mais ou menos aulas de acordo com sua necessidade.

Sequência didática:

  • Aula 1 – Literatura e censura
  • Aula 2 – Literatura sob repressão
  • Aula 3 – Tendências literárias na ditadura
  • Aula 4 – Literatura, memória e trauma
  • Aula 5 – Tempo de leitura
  • Aula 6 – Roda da memória
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.