Metodologia: Análise de imagem, de fonte primária e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre aos alunos a imagem 1 informando-os sobre a data da imagem (1969) e peça que a descrevam.
- Quem será a personagem da capa? Onde ela está? O que diz sua linguagem corporal? Como o cenário da ilustração se relaciona com a mulher? Criem hipóteses..
- Depois, explique que essa é a capa de um livro censurado pela ditadura em 1969, de autoria de Cassandra Rios. Conte quem foi a autora, uma mulher lésbica que fazia romances sobre relações amorosas entre mulheres.
- Peça que os alunos pesquisem rapidamente a história de Cassandra Rios e contem o que encontraram.
- Para mais informações, pode ser útil compartilhar e ler coletivamente a reportagem Quem foi Cassandra Rios, a escritora mais censurada da ditadura militar.
IMAGEM 2 – FONTE PRIMÁRIA
Análise do documento:
- Leia com os alunos o relatório de censura ao livro “Copacabana Posto 6 – A madrasta”:
- O livro da senhora Cassandra Rios é um romance sobre uma jovem lésbica, suas conquistas e seu ambiente familiar. Suas atitudes são referendadas como a causa de seu desajuste. Mensagem negativa, psicologicamente falsa em certos aspectos de relacionamento, nociva e deprimente, principalmente pela conquista lésbica da heroína junto à madrasta e o duplo suicídio final.
À página 200, 201, 202 a autora tenta com injustificadas citações bíblicas subverter conceitos morais em uma infeliz sub literatice para justificar o tema a que se propôs. O poder econômico é, também, um fatal coator, segundo ela, das anomalias a que se compraz em relatar.
Enquadrado, pois, o compêndio, em o Decreto Lei 1077 de 1970: VETADO.- Como os alunos interpretam esse documento? Quem o redigiu? Quais as causas indicadas para censura? O que os alunos pensam sobre esse justificativa?
- Conte a eles que a censura a literatura, durante o regime militar, atingiu livros que tratavam de criticar o autoritarismo, retratar personagens da resistência democrática, e também a livros que desviavam da heteronormatividade e da perspectiva conservadora para “moral e bons costumes”.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Junte os alunos em duplas ou trios.
- Oriente-os a mapear as dúvidas e curiosidades que têm sobre dois eixos de reflexão: primeiro, sobre a literatura ficcional produzida durante a ditadura; e segundo sobre literatura autobiográfica de memória da ditadura.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta de todas as perguntas na turma.