Navegue pelas aulas:

Literatura e censura

Literatura e censura

Metodologia: Análise de imagem, de fonte primária e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Capa do livro Copacabana Posto 6
Capa do livro Copacabana Posto 6

Análise da imagem 1:

  1. Mostre aos alunos a imagem 1 informando-os sobre a data da imagem (1969) e peça que a descrevam.
  2. Quem será a personagem da capa? Onde ela está? O que diz sua linguagem corporal? Como o cenário da ilustração se relaciona com a mulher? Criem hipóteses..
  3. Depois, explique que essa é a capa de um livro censurado pela ditadura em 1969, de autoria de Cassandra Rios. Conte quem foi a autora, uma mulher lésbica que fazia romances sobre relações amorosas entre mulheres.
  4. Peça que os alunos pesquisem rapidamente a história de Cassandra Rios e contem o que encontraram.
  5. Para mais informações, pode ser útil compartilhar e ler coletivamente a reportagem Quem foi Cassandra Rios, a escritora mais censurada da ditadura militar.

IMAGEM 2 – FONTE PRIMÁRIA

Relatório de censura ao livro de Cassandra Rios

Análise do documento:

  1. Leia com os alunos o relatório de censura ao livro “Copacabana Posto 6 – A madrasta”:
    • O livro da senhora Cassandra Rios é um romance sobre uma jovem lésbica, suas conquistas e seu ambiente familiar. Suas atitudes são referendadas como a causa de seu desajuste. Mensagem negativa, psicologicamente falsa em certos aspectos de relacionamento, nociva e deprimente, principalmente pela conquista lésbica da heroína junto à madrasta e o duplo suicídio final.

      À página 200, 201, 202 a autora tenta com injustificadas citações bíblicas subverter conceitos morais em uma infeliz sub literatice para justificar o tema a que se propôs. O poder econômico é, também, um fatal coator, segundo ela, das anomalias a que se compraz em relatar.

      Enquadrado, pois, o compêndio, em o Decreto Lei 1077 de 1970: VETADO.
  2. Como os alunos interpretam esse documento? Quem o redigiu? Quais as causas indicadas para censura? O que os alunos pensam sobre esse justificativa?
  3. Conte a eles que a censura a literatura, durante o regime militar, atingiu livros que tratavam de criticar o autoritarismo, retratar personagens da resistência democrática, e também a livros que desviavam da heteronormatividade e da perspectiva conservadora para “moral e bons costumes”.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Junte os alunos em duplas ou trios.
  2. Oriente-os a mapear as dúvidas e curiosidades que têm sobre dois eixos de reflexão: primeiro, sobre a literatura ficcional produzida durante a ditadura; e segundo sobre literatura autobiográfica de memória da ditadura.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta de todas as perguntas na turma.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.