Metodologia: Debate sobre literatura autobiográfica de memória da ditadura e escolha de livro para ler.
- Nessa aula, a sequência vai ser deslocada do tema da literatura NA ditadura, para a literatura autobiográfica e de memória SOBRE a ditadura. O objetivo é que cada aluno escolha um livro autobiográfico de memórias sobre ditadura para ler na próxima semana.
- Converse com os alunos introdutoriamente sobre “literatura de memória”. O que é literatura de memória? Para que serve uma autobiografia? Pergunte se os alunos costumam registrar em texto as memórias da sua própria vida. Alguém escreve diário? Como percebem a relação entre redes sociais e memória na própria vida? Qual seria a importância da literatura para a expressão de experiências difíceis e traumáticas da vida em sociedade?
- Indague aos alunos sobre a diferença entre ficção e memória. Tente desenvolver uma reflexão coletiva sobre as diferenças fundamentais entre estes dois gêneros literários, mas também encontrar eventuais pontos de similaridade.
- Em seguida, faça uma leitura coletiva do capítulo “Brasil: a memória é subversiva”, de Leonardo Boff, do livro A memória de todos nós, de Eric Nepomuceno.
- Por último, conte uma sinopse breve das seguintes obras de literatura de memória para que os alunos escolham:
- O que é isso, companheiro? (de Fernando Gabeira, 1979)
- Feliz Ano Velho (de Marcelo Rubens Paiva, 1982)
- K. (de Bernardo Kucinski, 2011)
- Volto semana que vem (de Maria Regina Pilla, 2015)
- A torre das guerreiras e outras memórias (de Ana Maria Ramos Estevão, 2022)