Literatura, memória e trauma

Literatura, memória e trauma

Metodologia: Debate sobre literatura autobiográfica de memória da ditadura e escolha de livro para ler.

  1. Nessa aula, a sequência vai ser deslocada do tema da literatura NA ditadura, para a literatura autobiográfica e de memória SOBRE a ditadura. O objetivo é que cada aluno escolha um livro autobiográfico de memórias sobre ditadura para ler na próxima semana.
  2. Converse com os alunos introdutoriamente sobre “literatura de memória”. O que é literatura de memória? Para que serve uma autobiografia? Pergunte se os alunos costumam registrar em texto as memórias da sua própria vida. Alguém escreve diário? Como percebem a relação entre redes sociais e memória na própria vida? Qual seria a importância da literatura para a expressão de experiências difíceis e traumáticas da vida em sociedade?
  3. Indague aos alunos sobre a diferença entre ficção e memória. Tente desenvolver uma reflexão coletiva sobre as diferenças fundamentais entre estes dois gêneros literários, mas também encontrar eventuais pontos de similaridade.
  4. Em seguida, faça uma leitura coletiva do capítulo “Brasil: a memória é subversiva”, de Leonardo Boff, do livro A memória de todos nós, de Eric Nepomuceno.
  5. Por último, conte uma sinopse breve das seguintes obras de literatura de memória para que os alunos escolham:
    • O que é isso, companheiro? (de Fernando Gabeira, 1979)
    • Feliz Ano Velho (de Marcelo Rubens Paiva, 1982)
    • K. (de Bernardo Kucinski, 2011)
    • Volto semana que vem (de Maria Regina Pilla, 2015)
    • A torre das guerreiras e outras memórias (de Ana Maria Ramos Estevão, 2022)
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.