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Literatura, memória e trauma

Literatura, memória e trauma

Metodologia: Debate sobre literatura autobiográfica de memória da ditadura e escolha de livro para ler.

  1. Nessa aula, a sequência vai ser deslocada do tema da literatura NA ditadura, para a literatura autobiográfica e de memória SOBRE a ditadura. O objetivo é que cada aluno escolha um livro autobiográfico de memórias sobre ditadura para ler na próxima semana.
  2. Converse com os alunos introdutoriamente sobre “literatura de memória”. O que é literatura de memória? Para que serve uma autobiografia? Pergunte se os alunos costumam registrar em texto as memórias da sua própria vida. Alguém escreve diário? Como percebem a relação entre redes sociais e memória na própria vida? Qual seria a importância da literatura para a expressão de experiências difíceis e traumáticas da vida em sociedade?
  3. Indague aos alunos sobre a diferença entre ficção e memória. Tente desenvolver uma reflexão coletiva sobre as diferenças fundamentais entre estes dois gêneros literários, mas também encontrar eventuais pontos de similaridade.
  4. Em seguida, faça uma leitura coletiva do capítulo “Brasil: a memória é subversiva”, de Leonardo Boff, do livro A memória de todos nós, de Eric Nepomuceno.
  5. Por último, conte uma sinopse breve das seguintes obras de literatura de memória para que os alunos escolham:
    • O que é isso, companheiro? (de Fernando Gabeira, 1979)
    • Feliz Ano Velho (de Marcelo Rubens Paiva, 1982)
    • K. (de Bernardo Kucinski, 2011)
    • Volto semana que vem (de Maria Regina Pilla, 2015)
    • A torre das guerreiras e outras memórias (de Ana Maria Ramos Estevão, 2022)
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