Luto e luta: movimentos de familiares de vítimas

Luto e luta: movimentos de familiares de vítimas

Metodologia: pesquisa, seleção de cards/cartazes e apresentação sobre movimentos sociais contemporâneos

  1. Nessa aula, os alunos vão pesquisar sobre movimentos sociais contemporâneos que surgiram a partir do luto de familiares que perderam parentes queridos para a letalidade policial. Alguns exemplos específicos do Rio de Janeiro, de movimentos encabeçados por mães das vítimas, podem ser encontrados no verbete Chacinas e criação de movimentos sociais de mães no RJ do WikiFavelas.
  2. Peça que os alunos se organizem em grupos. Cada grupo vai pesquisar um movimento diferente do outro. Para que não haja repetições, selecione 10 movimentos e distribua por sorteio entre os grupos.
  3. Nessa aula, os alunos devem pesquisar: qual é a origem do movimento; qual a história que motivou a criação do movimento; quem são as vítimas assassinadas em homenagem às quais se luta por justiça; quem parece protagonizar tal movimento em termos de parentesco com as vítimas. Estas e outras questões podem ser listadas como relevantes para a realização da pesquisa.
  4. Cada grupo produzirá uma apresentação respondendo às estas questões para a aula seguinte.
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