Violência de Estado ontem e hoje

Violência de Estado ontem e hoje

Ao combater a violência com violência, o Estado brasileiro tem contribuído para tornar o Brasil um país ainda mais violento. Segundo o Anuário de Segurança Pública, em 2022, os policiais mataram 6.430 pessoas, ou seja, 17 pessoas por dia. Releia esse dado: o próprio Estado brasileiro, por meio das policiais, matou 17 pessoas por dia em 2022. O tema da segurança pública é um dos mais sensíveis na atualidade, gerando intensas polarizações políticas. Por mais que pareça óbvio que estes assassinatos são atentados à vida e aos direitos humanos e precisam ser denunciados, nem todo mundo pensa assim. Há um setor da sociedade brasileira que considera que, se a polícia matou, é porque “tinha que morrer”. E o pior: essa mentalidade violenta, que legitima automaticamente qualquer violência policial em si mesma, é expressiva na sociedade. Nessa sequência didática, vamos trabalhar o tema da violência de Estado no Brasil democrático, e o que isso tem a ver com a ditadura militar e a impunidade aos criminosos da ditadura. O número de aulas indicado é apenas uma sugestão. É possível utilizar mais ou menos aulas de acordo com sua necessidade.

Para aplicar esta sequência, recomendamos a leitura do Anuário de Segurança Pública, com destaque para os capítulos A heterogeneidade territorial da letalidade policial no Brasil e O delito de ser negro – atravessamentos do racismo estrutural no sistema prisional brasileiro.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.