“Por que o senhor atirou em mim?”

“Por que o senhor atirou em mim?”

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

  1. Uma observação: o nome dessa aula se refere à última frase dita por Douglas Martins Rodrigues, assassinado aos 17 anos por um policial em serviço na Zona Norte de São Paulo em 2013. A frase virou um slogan do movimento por justiça.
  2. Mostre as quatro imagens abaixo aos alunos, informando local e data e peça que a descrevam.

IMAGEM 1 – São Paulo, 28/10/2013

Ato em homenagem a Douglas Martins Rodrigues, assassinado pela polícia militar de São Paulo quando tinha 17 anos
Ato em homenagem a Douglas Martins Rodrigues, assassinado pela polícia militar de São Paulo quando tinha 17 anos

IMAGEM 2 – Rio de Janeiro, 2014

Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 – Ana Paula de Oliveira, mãe de Johnatha de Oliveira, morto em Manguinhos em 2014, fundadora do grupo Mães de Manguinhos, protesta contra a violência policial com mães de outras vítimas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

IMAGEM 3 – Rio de Janeiro, 2022

Homem filma policial na comunidade de Jacarezinho e no muro se lê “28 mortos é chacina”
Homem filma policial na comunidade de Jacarezinho e no muro se lê “28 mortos é chacina”, 6 de maio de 2022 (Créditos: AFP – ANDRE BORGES).

IMAGEM 4 – Bahia, 2023

Protesto contra assassinato de jovem pela polícia em Lauro de Freitas, Bahia
Protesto contra assassinato de jovem pela polícia em Lauro de Freitas, Bahia. (Créditos: Paula Fróes/Correio da Bahia)
  1. O que as quatro fotos têm em comum? Será uma coincidência? Ou seria um problema maior que as conecta? Quem são as pessoas? O que fazem? Pelo que lutam? Que poderes enfrentam?
  2. Explique brevemente a história por trás de cada foto. O professor pode ser basear nas matérias abaixo. Depois pergunte aos alunos se conheciam estes acontecimentos ou se por acaso conhecem acontecimentos similares.
  3. Selecione dados e séries históricas sobre letalidade policial do Anuário de Segurança Pública e compartilhe com os alunos os dados selecionados para estimular a reflexão crítica sobre violência de Estado hoje. Selecione também dados de mortes de policiais em serviço, mostrando que o policial da ponta também trabalha sob imensa pressão. Evite criar uma polarização entre “alunos pró-polícia” e alunos “contra a policia”, pois isso pode gerar tensões indesejáveis. Identifique que há um problema estrutural nas instituições policiais, na ideologia da guerra interna e no modus operandi das corporações que termina por vitimar a sociedade e, ao mesmo tempo, vulnerabilizar e pressionar o policial da base que trabalha na ponta.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, proponha uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre violência de Estado hoje.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
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