Multidões nas ruas

Multidões nas ruas

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Samantha Quadrat.
  2. Em seguida, mostre aos alunos a aula especial 1985 – 30 anos de democracia: Diretas já, da UNIVESP TV.
  1. Com base na exposição da Profa. Samantha Quadrat e da aula especial da Univesp, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a Campanha das Diretas Já, os comícios e a transição democrática.
  2. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
    • Como a Campanha das Diretas Já! começou e como cresceu?
    • Quais os diferentes setores da sociedade que participaram dessa luta e quais as suas contradições?
    • Qual o papel dos trabalhadores e sindicatos na luta pela democratização do Brasil?
    • O que foi a Emenda Dante de Oliveira e por que ela foi derrotada mesmo tendo maioria absoluta de votos?
    • O que se seguiu à derrota da Emenda das Diretas? O que foi o Colégio Eleitoral de 1985?
    • Quem foi Sarney? Por que ele se aproxima mais de ser o último presidente da ditadura do que o primeiro da democracia?
    • Qual a importância de Lula e do PT na redemocratização do Brasil?
    • Qual a importância de Ulysses Guimarães e do MDB da redemocratização do Brasil?
    • Como a Campanha das Diretas se relaciona com a Constituinte de 1988 em termos de mobilização social e acordos políticos?
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.