Diretas ou indiretas?

Diretas ou indiretas?

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Diretas já - Metalúrgicos
Manifestação pelas Diretas Já com participação de sindicatos em 1984

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando a data (1984). Peça que a descrevam.
  2. Quem são os manifestantes? O que querem? O que pode ser lido na faixa? Como esse protesto se relaciona com o momento histórico da ditadura? Por que o slogan “Diretas Já” sinaliza para a democratização? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata de um protesto popular em defesa das eleições diretas para presidente do Brasil, parte da campanha das “Diretas Já”, que reuniu milhões de pessoas nas ruas em marchas multitudinárias em defesa do fim da ditadura e contra os militares.
  4. Para mais detalhes, consulte o texto “A reabertura política (1979-1985)” e “Abertura lenta e anistia parcial”.

IMAGEM 2

Sarney e Figueiredo em 1983
Sarney e Figueiredo em 1983

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Brasília, 1983) e peça que a descrevam.
  2. Quem são estes homens? Os alunos os reconhecem? Criem hipóteses sobre quem são e por que estão juntos.
  3. Explique que se trata de João Figueiredo, último presidente militar da ditadura, e José Sarney, presidente civil que não foi eleito diretamente, mas que realizou a transição da ditadura para a democracia. Explique que Sarney era do ARENA, partido da ditadura, e portanto correligionário de Figueiredo. Sarney foi do ARENA por 25 anos, governador e senador pelo partido da ditadura, e compactuou diretamente com a repressão. Explique também que Sarney se filiou ao MDB somente 5 meses antes da eleição indireta em que concorreu como vice-presidente. Mas Tancredo, o presidente eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral em 1985, teve um grave problema de saúde e faleceu horas antes da posse, gerando uma incerteza política e institucional sobre quem deveria assumir a presidência em seu lugar. Pergunte aos alunos: considerando essas informações, Sarney deve ser considerado o último presidente da ditadura ou o primeiro da democracia? Sua militância de décadas na ARENA, sua trajetória de colaboração com a repressão, a eleição indireta, sua candidatura como vice e a indefinição jurídica para que Sarney tomasse posse como presidente, tudo isso nos ajuda a caracterizá-lo como o último presidente da ditadura. Ou pelo menos, como um presidente de transição. Mas nunca como um presidente democrático (apenas por ser um civil).
  4. Para mais detalhes, veja o verbete Governo Figueiredo (1979-1985).

Análise complementar

  • Em seguida, peça que os alunos explorem o acervo de imagens da Campanha das Diretas Já no site do Senado. Peça que aluno escolha uma imagem que chamou sua atenção e realize um exercício de descrição e análise minuciosa da imagem por escrito no caderno. Depois, convide a que alguns deles compartilhem o que escreveram em voz alta.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre a Campanha das Diretas Já, a derrota da Emenda Dante de Oliveira e a eleição indireta para presidente do Brasil em 1985.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.