Metodologia: Vídeo, leitura, registro e debate
- Comece a aula mostrando aos alunos o vídeo sobre a história do MNU.
- Debata as frases dos entrevistados do vídeo:
- “A principal conquista do MNU é que ele ensinou os negros a olharem os brancos nos olhosd. Os negros viviam cabisbaixos, tinham vergonha da sua origem, não conheciam sua história porque era manipulado pela área da educação e do ensino oficial” – Wilson Barbosa, fundador do MNU.
- “Marcou a minha vida prque a partir daquele dia, eu me transformei num verdadeiro negro” – Wilson Roberto Levy, fundador do MNU
- Retome as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior. Caso não tenha dado tempo, comece essa aula com a oficina de elaboração de perguntas.
- Peça que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto sobre “Movimentos negros” no Portal Memórias da Ditadura.
- Depois, convide-os a comentarem o texto. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
- Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso.