Metodologia: leitura e interpretação de documentos do MNU (fonte primária) e dados da violência racial no século XXI (Mapa da Violência)
- Leia junto com os alunos a Carta de Princípios atualizada do MNU.
- Peça que os alunos leiam em silêncio o Plano de Lutas do MNU (de 2014). O que acharam? O que comentam?
- Depois, conte aos alunos que existem algumas iniciativas de realização de uma história oral do MNU, exemplificando com essa entrevista. Leiam juntos.
- Por fim, sugira que os alunos estudem as relações entre violência e racismo na atualidade brasileira, com base no Mapa da Violência (2012: “A cor dos homicídios o Brasil”.
- Ajude-os a interpretar as tabelas e dados. Tente criar interpretações históricas para estes dados. Junto com os alunos, correlacione com a história da ditadura e a resistência do movimento negro.
- Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.
PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!
Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho: