Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Lívia Magalhães.
- Com base na exposição da Profa. Livia Magalhães, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre Futebol, política e ditadura.
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões (não precisa ser todas):
- Como a ditadura de 1964 afetou o futebol brasileiro?
- Como o futebol foi instrumentalizado pela ditadura com fins autoritários?
- Narre a história de João Saldanha, o técnico comunista da seleção brasileira que foi demitido por Médici depois de ganhar as eliminatórias da Copa de 1970.
- Baseado no episódio 2 do podcast “O sequestro da Amarelinha”, conte a história de como Pelé foi transformado em garoto propaganda da FIFA pelo autoritário João Havelange em 1975.
- Conte a história do Estádio Nacional do Chile, transformado em campo de concentração em 1973.
- Conte também a história da Copa de 1978 na Argentina, que proporcionou um espaço internacional de denúncias contra o caráter sanguinário da ditadura Argentina, responsável por dezenas de milhares de desaparecimentos, mortes, prisões e torturas.
- Qual a relação entre a ditadura e a criação do Brasileirão em 1971?
- O que significava o slogan mencionado pela profa. Lívia: “onde o Arena vai mal, um time para o Nacional”?
- Como o futebol se tornou um espaço fundamental para organização dos movimentos de resistência democrática?
- Mencione os exemplos da participação das torcidas de vários times nas campanhas da anistia em 1978/1979 e das diretas já em 1983/1984.
- Como o futebol se relaciona com a cultura popular brasileira? E com a cultura política? O que a professora Lívia quer dizer com “futebois”?
- Quais as diversas relações entre futebol e política, considerando a tensão entre ditadura e democracia?