Cidadão Boilesen

Cidadão Boilesen
Autoria: Chaim Litewski, 2009
Ficha Técnica:
Documentário

Brasil, 1998

Direção: Chaim Litewski

Roteiro: Pedro Asbeg

92 minutos. 12 anos

O documentário investiga o lado sombrio de Henning Boilesen, dinamarquês que se tornou presidente da Ultragás, empresa do grupo Ultra, Agradável, simpático, extrovertido, ele era um homem de certezas. Uma delas a de que não gostava do comunismo. Por isso já tinha escolhido posicionar-se ao lado dos militares contra as reformas de base – agrária, educacional, fiscal, administrativa, bancária e urbana – de João Goulart. Depois de 1964, virou uma espécie de mecenas dos porões: doava dinheiro para o funcionamento da Operação Bandeirante (Oban), fornecia caminhões da empresa para a polícia usar como camuflagem, além de assistir a sessões de tortura. Juntas, as lideranças da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT) o condenaram a uma ação de sequestro e justiçamento. Boilesen foi morto em São Paulo em 15 de abril de 1971. Sobre seu corpo, os guerrilheiros espalharam panfletos destinados ao povo brasileiro, no qual declaravam “como ele, existem muitos outros e sabemos quem são. Todos terão o mesmo fim, não importa quanto tempo demore; o que importa é que eles sentirão o peso da JUSTIÇA REVOLUCIONÁRIA. Olho por olho, dente por dente”.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.