La historia oficial

La historia oficial
Autoria: Luis Puenzo, 1985
Ficha Técnica:
Drama

Argentina, 1985

Direção: Luis Puenzo

Roteiro: Aída Bortnik e Luiz Puenzo

Com Norma Aleandro, Héctor Alterio, Chunchuna Villafañe, Hugo Arana, Guillermo Battaglia, Chela Ruíz

112 minutos

Primeiro filme argentino a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1986, conta a história de Alícia, uma professora de história que, impossibilitada de ter filhos, dedica-se a criar Gaby, uma menina que seu marido Roberto trouxe para casa há alguns anos. Quando sua amiga Ana volta do exílio, Alícia passa a desconfiar que Gaby seja filha de desaparecidos políticos. A busca pelas origens da menina, de acordo com a atriz Norma Aleandro, ela própria exilada até 1983, quando caiu o ditador Leopoldo Galtieri, “é também a busca da minha nação pela verdade sobre nossa história. O filme é positivo no sentido de que demonstra que ela pode mudar de vida, apesar de tudo que vai perder”.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.