La hora de los hornos

La hora de los hornos
Autoria: Fernando Solanas e Octavio Getino, 1968
Ficha Técnica:
Documentário

Argentina, 1968

Direção: Fernando Solanas e Octavio Getino

Com María de la Paz, Fernando E. Solanas, Edgardo Suárez

260 minutos

Realizado em 1968, o filme argentino dirigido por Fernando Solanas e Octavio Getino (do grupo Cine Liberación) estreou apenas em 1973. Trata-se de um extenso ensaio sobre a história do país, dividido em três partes: Neocolonialismo e violência; Ato para a liberdade – composto por Crônica do peronismo (1945-1955) e Crônica da resistência (1955-1966) – e Violência e liberdade. Aborda as causas da crise econômica, social e política argentina durante os anos 1960 e (…) mostra como parte expressiva da esquerda se aproximou do peronismo nas décadas de 1960 e 1970. Depois do golpe de 1955, que derrubou Perón, parte da esquerda mudou sua visão, pois, com o peronismo, os trabalhadores teriam passado a ter a noção dos seus direitos e a lutar por eles”, analisa Paulo Renato da Silva, professor do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.