Extra – Realidade Brasileira – 4

Publicação lançada em 1977, que trata de assuntos da realidade brasileira. A edição número 3, de fevereiro, tem reportagens sobre o massacre de indígenas e a violência na Amazônia. A edição número 4, coordenada pelo escritor João Antônio, traz uma seleção de autores que tratam em suas obras de temas tidos como malditos, inclusive as mazelas sociais do país. Fizeram parte da equipe os jornalistas Hamilton de Almeida Filho, Mylton Severiano, Narciso Kalili, Dacio Nitrini, Alex Solnik, Monicas Teixeira, Octávio Ribeiro (Pena Branca) e o artista visual Elifas Andreato. A publicação teve uma fase anterior, em 1975.
Edição: 4
Data: mar. 1977
Páginas: 68
Código: CEMAP P9/1229
Editor(es):
Moysés Baumstein
Notação: CEMAP_EXTRA_REALIDADE_BRASILEIRA_MARÇO_DE_1977_N_4
Extra - Realidade Brasileira - 4 - mar. 1977
Estado de Conservação: Bom
Instituição de Custódia: CEDEM
Instituição Acumuladora: CEMAP
Fundo: AC
Localidade: São Paulo

A edição reúne escritos de autores que se dedicam a assuntos polêmicos.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.