Repórter – 13

Jornal com sede no Rio de Janeiro, produzido a partir de 1977. Tratou com grande destaque casos de violência política, como o sequestro do bispo dom Adriano Hipólito, o atentado à sede da editora Civilização Brasileira, a tortura dentro dos órgãos de repressão. Tratou ainda da atuação do esquadrão da morte e de temas sociais, como o preconceito contra a mulher na publicidade. Tinha o jornalista Tim Lopes entre seus repórteres. Um dos principais trabalhos dele na publicação foi quando conseguiu um trabalho na construção do metrô do Rio para mostrar a rotina dos operários.
Edição: 13
Data: jan de 1979
Páginas: 32
Código: CEMAP/P7 0619
Editor(es):
Luiz Alberto Bettencourt
,
Luiz Augusto Gollo
,
Chico Júnior
,
Alex Solnik
,
Analuce Estrella
Notação: CEMAP_REPORTER_JANEIRO_DE_1979_N_13
Reportér - 13 - jan de 1979

A edição possui destaque para uso de mão de obra precarizada em obras na Amazônia, corrupção envolvendo o governo Geisel e a compra da empresa Light, fornecimento de água imprópria em municípios do Rio de Janeiro, contaminação de rios causada por indústria no Nordeste, venda de cadáveres nos hospitais do Rio de Janeiro, ator que resolve fazer greve contra a censura, investigação de policiais do regime militar, patrões que utilizam violência e intimidação contra trabalhadores, uso de trabalho análogo à escravidão em obras da Saúde, repressão da imprensa alternativa e tortura e assassinatos realizados pelos agentes da lei.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.