Linha do Tempo

Linha do Tempo
3/10/1960
20/1/1961
12/4/1961
13/8/1961
25/8/1961
7/9/1961
25/9/1962
31/12/1962
6/1/1963
28/8/1963
25/9/1963
22/11/1963
31/12/1963
13/3/1964
19/3/1964
30/3/1964
31/3/1964
1/4/1964
2/4/1964
9/4/1964
15/4/1964
8/6/1964
22/7/1964
1/9/1964
25/9/1964
27/10/1964
25/11/1964
25/12/1964
Jânio Quadros em reunião com governadores no Rio de Janeiro
Jânio na Presidência da República

Jânio Quadros é eleito presidente com 48% dos votos válidos, atraindo os votos conservadores da União Democrática Nacional (UDN) que era contra o getulismo e seus apadrinhados, como João Goulart e Juscelino Kubitschek. Os janistas cantam “Varre, varre, vassourinha”, fazendo referência à eliminação da corrupção na política brasileira.

Kennedy chega ao Capitólio

John Kennedy é empossado como presidente dos EUA. Dias antes, os norte-americanos haviam rompido as relações diplomáticas com Cuba, por causa da tomada do poder pelos revolucionários liderados por Fidel Castro, em 1959.

URSS lidera corrida espacial

Aos 27 anos, Yuri Gagarin é o primeiro ser humano a entrar em órbita, colocando a URSS em destaque no mundo dividido pela Guerra Fria.

Símbolo do mundo bipolarizado, o muro de Berlim
Muro de Berlim

O Muro de Berlim, erguido pela Alemanha Oriental para evitar a fuga dos seus cidadãos para o lado ocidental da cidade, capitalista, separou a Alemanha por 29 anos, tornando-se o maior símbolo da Guerra Fria.

Jânio renuncia

Ao perder apoio da UDN e se isolar politicamente, Jânio Quadros renuncia. “Ao Congresso Nacional: Nesta data e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça as razões do meu ato, renuncio ao mandato de presidente da República”. O fato inesperado eleva as tensões políticas, pois o vice-presidente era João Goulart, considerado muito à esquerda pelos setores conservadores civis e militares.

Posse do presidente João Goulart
Jango toma posse

Quando Jânio renunciou, a Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram criando um impasse que foi solucionado com a proposta conciliatória do Congresso: a adoção do parlamentarismo.

A crise dos mísseis de Cuba
Em resposta à instalação de mísseis nucleares em países europeus e ao apoio dos EUA à tentativa de invasão de Cuba por mercenários anticastristas, a URSS instala mísseis nucleares no seu aliado caribenho. Como resposta, os EUA bloqueiam a ilha impedindo a passagem de navios soviéticos, gerando uma enorme tensão entre as duas superpotências e deixando o mundo muito próximo de um conflito nuclear.
Campanha pelo Presidencialismo
Economia em crise

O ano termina com 52% de inflação indicando o forte descontrole econômico. Neste momento o governo anuncia o Plano Trienal, que pretendia contornar a crise econômica até 1965, e preparar o caminho para as Reformas de Base propostas por João Goulart.

O presidente João Goulart em cerimônia militar em Brasília
O retorno do presidencialismo

Jango consegue seus poderes presidenciais de volta. O plebiscito contou com 9,5 milhões de votos a favor do presidencialismo contra 2 milhões dados ao parlamentarismo.

Discurso de Martin Luther King

O famoso discurso de Martin Luther King foi um marco no movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Revolta dos Marinheiros no Rio de Janeiro
Neutralidade de Jango frente à rebelião da baixa hierarquia das Forças Armadas preocupa conservadores

Em setembro de 1963, os sargentos nacionalistas de esquerda que foram eleitos como parlamentares no ano anterior não puderam tomar posse nos seus cargos, conforme decisão do STF. Isto provocou a "Revolta dos Sargentos", apoiados por praças e cabos. João Goulart preferiu negociar para contornar a crise, desagradando a alta oficialidade e fazendo com que surgisse o temor da "quebra de hierarquia" nas Forças Armadas. Às vésperas do golpe, em fins de março de 1964, a maneira como Jango tratou a Revolta dos Marinheiros aumentou ainda mais o temor da alta oficialidade, mesmo entre oficiais legalistas que eram contra o golpe de Estado para depor o Presidente.

Kennedy é assassinado

Kennedy é assassinado em Dallas, Texas. Lyndon Johnson assume a presidência dos EUA.

Crise das crises

Com a inflação a quase 80% ao ano e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a 0,6%, o Brasil assiste a um dos piores momentos de sua história econômica, piorando ainda mais o já conturbado cenário político.

Jango discursa no Comício da Central
Comício da Central

Criticado pela direita e pela esquerda, Jango realiza um comício inflamado na Central do Brasil, no Rio. O discurso voltado para as Reformas de Base irrita ainda mais os setores civis e militares conservadores e antirreformistas.

Marcha da Família com Deus pela Liberdade em São Paulo

Manifestação pública conservadora toma as ruas de São Paulo, e de outras cidades brasileiras, em resposta à "ameaça comunista" representada pelo discurso do Presidente no comício da Central.

O último discurso

No Automóvel Clube do Rio de Janeiro, falando para sargentos e suboficiais da Polícia Militar, Jango se mantém firme no discurso reformista. As palavras foram o estopim para a rebelião militar liderada por generais anticomunistas, que abriram caminho para o golpe de Estado.

Registro da madrugada do dia 1 de abril de 1964 no Forte de Copacabana
Operação Popeye

Tem início um movimento militar em Minas Gerais, com deslocamento de tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho.

O golpe

Em 1° de abril de 1964, Costa e Silva proclama-se “Comandante do Exército Nacional” e líder do "Comando Supremo da Revolução", ampliando a revolta civil-militar contra o Presidente da República. Na madrugada do dia 2, o Presidente do Congresso, senador Auro de Moura Andrade, agindo conforme o plano dos golpistas, declara "vaga" a Presidência da República, apesar de Jango estar em território nacional.

O presidente João Goulart no exílio no Uruguai
Ranieri Mazzilli assume

Deposto, João Goulart segue de Porto Alegre para São Borja, de onde parte para o exílio no Uruguai. O presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, assume a Presidência da República, dando um ar de legalidade ao golpe. Mas quem governa o país, de fato, são as Forças Armadas.

Prisão de Gregório Bezerra, após ter sido arrastado pelas ruas do Recife
As primeiras cassações de direitos políticos e mandatos eletivos

A fim de afirmar seu poder e institucionalizar a tomada do Estado, o "Comando Supremo da Revolução" baixa o primeiro Ato Institucional, que confere ao presidente da República poderes para cassar mandatos eletivos e suspender direitos políticos.

Posse do presidente Castelo Branco em 30 de abril de 1964.
Castello Branco assume a Presidência

Eleito pelo Congresso Nacional, depurado de dezenas de parlamentares cassados, com apoio da UDN e de parte do PSD (Partido Social Democrático), o General Castelo Branco toma posse, prometendo um governo tampão para "sanear" o Brasil e manter as eleições. A ditadura parecia provisória...

Miguel Arraes no dia de sua prisão, 1º de abril de 1964
JK e outros 39 políticos são cassados

O governo militar dá sinais de que não era tão transitório quanto prometia. Em junho, utilizando os poderes do Ato Institucional, o Presidente cassa os mandatos do ex-presidente Juscelino Kubitschek, então senador da República, e mais 39 políticos.

A Emenda Constitucional Nº 9

A Emenda Constitucional Nº 9 prorroga o mandato de Castello Branco até 15 de março de 1967.

O Correio da Manhã lidera a campanha contra a tortura nas prisões

Apesar de ter apoiado o Golpe, alguns jornais liberais, como o Correio da Manhã, começam a se distanciar do novo regime, sobretudo por causa das denúncias de torturas contra presos políticos, ocorridas logo depois do golpe. A violência da repressão aumentaria ainda mais a partir de 1969.

É criado o Serviço Nacional de Informações (SNI)

O governo militar cria o Serviço Nacional de Informações (SNI) para espionar os cidadãos e manter o Presidente informado sobre a conjuntura política nacional e internacional. Embora não realizasse operações policiais, o SNI se torna o símbolo do sistema repressivo que se instala no Estado brasileiro.

Sede da UNE em chamas no dia 1º de abril de 1964
Extinta a União Nacional dos Estudantes (UNE)

O Congresso Nacional aprova a extinção da UNE, considerada uma entidade "subversiva". O regime militar aumentava o cerco sobre o movimento estudantil, visando despolitizar os jovens universitários e secundaristas. Apesar de ilegal e reprimida, a UNE continua ativa como entidade máxima do Movimento Estudantil.

Programa do governo Castello Branco retrai ainda mais a economia brasileira

Com a intenção de controlar a inflação e o déficit público, o regime lança o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG). Plano previa o controle de créditos e, sobretudo, dos salários, o que impediu a rápida retomada do crescimento econômico prometida pelos golpistas de abril.

Nara Leão e Zé Keti
Começa o show Opinião

Visto por milhares de pessoas, o show Opinião critica a ditadura militar por meio de canções de protesto.

Jânio Quadros em reunião com governadores no Rio de Janeiro
3/10/1960
Jânio na Presidência da República

Jânio Quadros é eleito presidente com 48% dos votos válidos, atraindo os votos conservadores da União Democrática Nacional (UDN) que era contra o getulismo e seus apadrinhados, como João Goulart e Juscelino Kubitschek. Os janistas cantam “Varre, varre, vassourinha”, fazendo referência à eliminação da corrupção na política brasileira.

3/10/1960
20/1/1961
Kennedy chega ao Capitólio

John Kennedy é empossado como presidente dos EUA. Dias antes, os norte-americanos haviam rompido as relações diplomáticas com Cuba, por causa da tomada do poder pelos revolucionários liderados por Fidel Castro, em 1959.

20/1/1961
12/4/1961
URSS lidera corrida espacial

Aos 27 anos, Yuri Gagarin é o primeiro ser humano a entrar em órbita, colocando a URSS em destaque no mundo dividido pela Guerra Fria.

12/4/1961
Símbolo do mundo bipolarizado, o muro de Berlim
13/8/1961
Muro de Berlim

O Muro de Berlim, erguido pela Alemanha Oriental para evitar a fuga dos seus cidadãos para o lado ocidental da cidade, capitalista, separou a Alemanha por 29 anos, tornando-se o maior símbolo da Guerra Fria.

13/8/1961
25/8/1961
Jânio renuncia

Ao perder apoio da UDN e se isolar politicamente, Jânio Quadros renuncia. “Ao Congresso Nacional: Nesta data e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça as razões do meu ato, renuncio ao mandato de presidente da República”. O fato inesperado eleva as tensões políticas, pois o vice-presidente era João Goulart, considerado muito à esquerda pelos setores conservadores civis e militares.

25/8/1961
Posse do presidente João Goulart
7/9/1961
Jango toma posse

Quando Jânio renunciou, a Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram criando um impasse que foi solucionado com a proposta conciliatória do Congresso: a adoção do parlamentarismo.

7/9/1961
25/9/1962
A crise dos mísseis de Cuba
Em resposta à instalação de mísseis nucleares em países europeus e ao apoio dos EUA à tentativa de invasão de Cuba por mercenários anticastristas, a URSS instala mísseis nucleares no seu aliado caribenho. Como resposta, os EUA bloqueiam a ilha impedindo a passagem de navios soviéticos, gerando uma enorme tensão entre as duas superpotências e deixando o mundo muito próximo de um conflito nuclear.
25/9/1962
Campanha pelo Presidencialismo
31/12/1962
Economia em crise

O ano termina com 52% de inflação indicando o forte descontrole econômico. Neste momento o governo anuncia o Plano Trienal, que pretendia contornar a crise econômica até 1965, e preparar o caminho para as Reformas de Base propostas por João Goulart.

31/12/1962
O presidente João Goulart em cerimônia militar em Brasília
6/1/1963
O retorno do presidencialismo

Jango consegue seus poderes presidenciais de volta. O plebiscito contou com 9,5 milhões de votos a favor do presidencialismo contra 2 milhões dados ao parlamentarismo.

6/1/1963
28/8/1963
Discurso de Martin Luther King

O famoso discurso de Martin Luther King foi um marco no movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

28/8/1963
Revolta dos Marinheiros no Rio de Janeiro
25/9/1963
Neutralidade de Jango frente à rebelião da baixa hierarquia das Forças Armadas preocupa conservadores

Em setembro de 1963, os sargentos nacionalistas de esquerda que foram eleitos como parlamentares no ano anterior não puderam tomar posse nos seus cargos, conforme decisão do STF. Isto provocou a "Revolta dos Sargentos", apoiados por praças e cabos. João Goulart preferiu negociar para contornar a crise, desagradando a alta oficialidade e fazendo com que surgisse o temor da "quebra de hierarquia" nas Forças Armadas. Às vésperas do golpe, em fins de março de 1964, a maneira como Jango tratou a Revolta dos Marinheiros aumentou ainda mais o temor da alta oficialidade, mesmo entre oficiais legalistas que eram contra o golpe de Estado para depor o Presidente.

25/9/1963
22/11/1963
Kennedy é assassinado

Kennedy é assassinado em Dallas, Texas. Lyndon Johnson assume a presidência dos EUA.

22/11/1963
31/12/1963
Crise das crises

Com a inflação a quase 80% ao ano e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a 0,6%, o Brasil assiste a um dos piores momentos de sua história econômica, piorando ainda mais o já conturbado cenário político.

31/12/1963
Jango discursa no Comício da Central
13/3/1964
Comício da Central

Criticado pela direita e pela esquerda, Jango realiza um comício inflamado na Central do Brasil, no Rio. O discurso voltado para as Reformas de Base irrita ainda mais os setores civis e militares conservadores e antirreformistas.

13/3/1964
19/3/1964
Marcha da Família com Deus pela Liberdade em São Paulo

Manifestação pública conservadora toma as ruas de São Paulo, e de outras cidades brasileiras, em resposta à "ameaça comunista" representada pelo discurso do Presidente no comício da Central.

19/3/1964
30/3/1964
O último discurso

No Automóvel Clube do Rio de Janeiro, falando para sargentos e suboficiais da Polícia Militar, Jango se mantém firme no discurso reformista. As palavras foram o estopim para a rebelião militar liderada por generais anticomunistas, que abriram caminho para o golpe de Estado.

30/3/1964
Registro da madrugada do dia 1 de abril de 1964 no Forte de Copacabana
31/3/1964
Operação Popeye

Tem início um movimento militar em Minas Gerais, com deslocamento de tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho.

31/3/1964
1/4/1964
O golpe

Em 1° de abril de 1964, Costa e Silva proclama-se “Comandante do Exército Nacional” e líder do "Comando Supremo da Revolução", ampliando a revolta civil-militar contra o Presidente da República. Na madrugada do dia 2, o Presidente do Congresso, senador Auro de Moura Andrade, agindo conforme o plano dos golpistas, declara "vaga" a Presidência da República, apesar de Jango estar em território nacional.

1/4/1964
O presidente João Goulart no exílio no Uruguai
2/4/1964
Ranieri Mazzilli assume

Deposto, João Goulart segue de Porto Alegre para São Borja, de onde parte para o exílio no Uruguai. O presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, assume a Presidência da República, dando um ar de legalidade ao golpe. Mas quem governa o país, de fato, são as Forças Armadas.

2/4/1964
Prisão de Gregório Bezerra, após ter sido arrastado pelas ruas do Recife
9/4/1964
As primeiras cassações de direitos políticos e mandatos eletivos

A fim de afirmar seu poder e institucionalizar a tomada do Estado, o "Comando Supremo da Revolução" baixa o primeiro Ato Institucional, que confere ao presidente da República poderes para cassar mandatos eletivos e suspender direitos políticos.

9/4/1964
Posse do presidente Castelo Branco em 30 de abril de 1964.
15/4/1964
Castello Branco assume a Presidência

Eleito pelo Congresso Nacional, depurado de dezenas de parlamentares cassados, com apoio da UDN e de parte do PSD (Partido Social Democrático), o General Castelo Branco toma posse, prometendo um governo tampão para "sanear" o Brasil e manter as eleições. A ditadura parecia provisória...

15/4/1964
Miguel Arraes no dia de sua prisão, 1º de abril de 1964
8/6/1964
JK e outros 39 políticos são cassados

O governo militar dá sinais de que não era tão transitório quanto prometia. Em junho, utilizando os poderes do Ato Institucional, o Presidente cassa os mandatos do ex-presidente Juscelino Kubitschek, então senador da República, e mais 39 políticos.

8/6/1964
22/7/1964
A Emenda Constitucional Nº 9

A Emenda Constitucional Nº 9 prorroga o mandato de Castello Branco até 15 de março de 1967.

22/7/1964
1/9/1964
O Correio da Manhã lidera a campanha contra a tortura nas prisões

Apesar de ter apoiado o Golpe, alguns jornais liberais, como o Correio da Manhã, começam a se distanciar do novo regime, sobretudo por causa das denúncias de torturas contra presos políticos, ocorridas logo depois do golpe. A violência da repressão aumentaria ainda mais a partir de 1969.

1/9/1964
25/9/1964
É criado o Serviço Nacional de Informações (SNI)

O governo militar cria o Serviço Nacional de Informações (SNI) para espionar os cidadãos e manter o Presidente informado sobre a conjuntura política nacional e internacional. Embora não realizasse operações policiais, o SNI se torna o símbolo do sistema repressivo que se instala no Estado brasileiro.

25/9/1964
Sede da UNE em chamas no dia 1º de abril de 1964
27/10/1964
Extinta a União Nacional dos Estudantes (UNE)

O Congresso Nacional aprova a extinção da UNE, considerada uma entidade "subversiva". O regime militar aumentava o cerco sobre o movimento estudantil, visando despolitizar os jovens universitários e secundaristas. Apesar de ilegal e reprimida, a UNE continua ativa como entidade máxima do Movimento Estudantil.

27/10/1964
25/11/1964
Programa do governo Castello Branco retrai ainda mais a economia brasileira

Com a intenção de controlar a inflação e o déficit público, o regime lança o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG). Plano previa o controle de créditos e, sobretudo, dos salários, o que impediu a rápida retomada do crescimento econômico prometida pelos golpistas de abril.

25/11/1964
Nara Leão e Zé Keti
25/12/1964
Começa o show Opinião

Visto por milhares de pessoas, o show Opinião critica a ditadura militar por meio de canções de protesto.

25/12/1964
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.