Protesto de mães de prisioneiros e prisioneiras em frente ao presídio Tiradentes
A foto registra um protesto de mães e familiares de presos políticos em frente ao Presídio Tiradentes, em São Paulo, um dos principais locais de detenção de opositores da ditadura. O ato era parte das mobilizações do Movimento Feminino pela Anistia (MFPA). O cartaz com a frase "O estudante prêso podia ser seu filho" é um exemplo perfeito da tática do movimento: transformar a luta política em uma questão de empatia e direitos humanos, denunciando a repressão do regime de uma forma que dialogava com toda a sociedade.

Mulheres

As mulheres sempre estiveram presentes nos movimentos de contestação e mobilizações sociais ao longo da História brasileira e, no período da Ditadura, não foi diferente. Elas desenvolveram diversas formas de resistência: se organizaram em clubes de mães, associações, comunidades eclesiais de base, em movimentos contra o custo de vida e por creches. Desafiando o papel feminino tradicional à época, participaram do movimento estudantil, partidos e sindicatos. Também pegaram em armas, ainda que em menor número que os homens, na tentativa de derrubar o regime militar e foram duramente reprimidas. E, em especial, foram elas que iniciaram o movimento pela anistia.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.