Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (1978). Peça que a descrevam.
- O que os alunos veem na imagem? Quem são as pessoas? O que fazem? O que dizem os cartazes? Criem hipóteses.
- Explique que se trata de um ato em defesa da anistia aos presos e exilados políticos da ditadura ocorrido em 1978 no Rio de Janeiro. Como este, atos ocorreram por todo o país até que o General Figueiredo, o último ditador militar, assinou a Lei de Anistia em 1979. O movimento pedia anistia “ampla, geral e irrestrita” para contemplar 100% dos presos e exilados, e para que não fossem excluídos os guerrilheiros – como ocorreu com a lei restrita da ditadura.
- Para mais detalhes, leia o texto “Abertura Lenta e Anistia Parcial”.
IMAGEM 2
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1979) e peça que a descrevam.
- O que os alunos veem na fotografia? Quem forma a multidão? Onde estão essas pessoas? Será um protesto? Será uma torcida? Por que e para quem pedem “anistia”? Criem hipóteses.
- Explique que as torcidas de futebol foram muito relevantes na mobilização pela anistia e atuaram assiduamente pela democratização do país. Foram fortes protagonistas da campanha pela anistia, junto ao Comitê Brasileiro pela Anistia e outros aliados.
IMAGEM 3
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (1980) e peça que a descrevam.
- O que os alunos veem na fotografia? Quem forma a aglomeração? Onde estão essas pessoas? Será um protesto?O que dizem as faixas? Criem hipóteses.
- Explique que as pessoas estão no aeroporto, prontas para receber exilados políticos que foram permitidos a retornar ao Brasil a partir da Lei da Anistia de 1979. Explique que o movimento pedia anistia total, mas não foram todos os presos e exilados que tiveram acesso à liberdade e a permissão de retorno. A Lei de Anistia de 1979 foi muito importante, mas parcial e restrita, diferente do que reivindicava o movimento.
- Para mais detalhes, leia o texto “Abertura Lenta e Anistia Parcial”.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre o Movimento pela Anistia e Lei da Anistia de 1979.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.