Movimento das Diretas Já!

Movimento das Diretas Já!

Diretas Já! Foi a palavra de ordem que ecoou em todos os cantos do Brasil entre 1983 e 1984, com a luta dos movimentos populares pela redemocratização do Brasil. A eleição direta para presidente não era suficiente para construir a democracia, mas sem dúvida era um primeiro passo indispensável. Em 1984, pessoas nascidas na década de 1950 já tinham chegado aos 30 anos, mas nunca tinham votado para presidente do Brasil. Desde a Lei da Anistia em 1979 e a abertura ao pluripartidarismo, a ditadura dava sinais de enfraquecimento. Os movimentos populares e os novos partidos democráticos (com exclusão daqueles que eram protagonistas da ditadura e provenientes da ARENA) se lançaram à luta pelas Diretas. Apesar da força da campanha nas ruas e da acachapante maioria parlamentar em sua defesa, a Emenda Dante de Oliveira (que estabelecia as eleições diretas) foi derrotada no Congresso Nacional. Era necessária maioria qualificada de ⅔ da casa para aprová-la e faltaram apenas 22 votos. Essa sequência tratará de tudo isso. O número de aulas indicado é apenas uma sugestão. É possível utilizar mais ou menos aulas de acordo com sua necessidade.

Para aplicar essa sequência, recomendamos a leitura do artigo A Campanha das Diretas Já, narrativas e memórias, de Lucília Delgado, e A revolta da fome: notícias sobre o quebra-quebra de abril de 1983 e a fabricação do consenso político, de Edson Teles.

Sequência didática:

  • Aula 1 – Diretas ou indiretas?
  • Aula 2 – Reabertura política e Diretas Já!
  • Aula 3 – Multidões nas ruas
  • Aula 4 – As Diretas em vídeos
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.