Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Janaína Teles.
- Em seguida, compartilhe com os alunos dados oficiais do relatório Brasil Nunca Mais e da CNV sobre a contabilidade da repressão. Explique que sem uma CNV não seria possível ter acesso a essa verdade sobre a repressão e a violência de Estado permaneceria encoberta e protegida.
- 434 mortos e desaparecidos (individualmente identificáveis com documentos oficiais)
- 8350 assassinados em massacres de comunidades indígenas indígenas (não identificáveis individualmente)
- 10 mil exilados
- 50 mil presos nos primeiros meses do regime
- 7.367 pessoas acusadas nos termos da Lei de Segurança Nacional (10.034 inquiridos)
- 130 banidos
- 4.862 cassados
- 6.592 militares punidos
- 245 estudantes expulsos da universidade
- Com base na exposição da Profa. Janaína Teles, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a CNV.
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- O que é Justiça de Transição? Leia o texto O que é Justiça de Transição no Portal.
- O que são e qual a importância das políticas de memória sobre períodos de ditadura?
- O que são e qual a importância das políticas de reparação das vítimas das ditaduras?
- O que foi a CNV e qual a sua importância histórica?
- Por que demorou tanto para uma CNV ser instalada no Brasil?
- Qual a importância do trabalho das Comissões Estaduais, municipais ou locais da Verdade desenvolvidas durante os anos da CNV?
- Quais as principais recomendações da CNV? Selecione algumas para analisar mais detalhadamente.
- Quais os limites da CNV e das suas recomendações?
- Por que os torturadores não foram punidos no Brasil? O que falta para o Brasil alcançar a justiça?
- Qual a importância das políticas por memória, verdade, reparação e justiça em relação à ditadura civil-militar brasileira?