Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
- Uma observação: o nome dessa aula se refere à última frase dita por Douglas Martins Rodrigues, assassinado aos 17 anos por um policial em serviço na Zona Norte de São Paulo em 2013. A frase virou um slogan do movimento por justiça.
- Mostre as quatro imagens abaixo aos alunos, informando local e data e peça que a descrevam.
IMAGEM 1 – São Paulo, 28/10/2013
IMAGEM 2 – Rio de Janeiro, 2014
IMAGEM 3 – Rio de Janeiro, 2022
IMAGEM 4 – Bahia, 2023
- O que as quatro fotos têm em comum? Será uma coincidência? Ou seria um problema maior que as conecta? Quem são as pessoas? O que fazem? Pelo que lutam? Que poderes enfrentam?
- Explique brevemente a história por trás de cada foto. O professor pode ser basear nas matérias abaixo. Depois pergunte aos alunos se conheciam estes acontecimentos ou se por acaso conhecem acontecimentos similares.
- Selecione dados e séries históricas sobre letalidade policial do Anuário de Segurança Pública e compartilhe com os alunos os dados selecionados para estimular a reflexão crítica sobre violência de Estado hoje. Selecione também dados de mortes de policiais em serviço, mostrando que o policial da ponta também trabalha sob imensa pressão. Evite criar uma polarização entre “alunos pró-polícia” e alunos “contra a policia”, pois isso pode gerar tensões indesejáveis. Identifique que há um problema estrutural nas instituições policiais, na ideologia da guerra interna e no modus operandi das corporações que termina por vitimar a sociedade e, ao mesmo tempo, vulnerabilizar e pressionar o policial da base que trabalha na ponta.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, proponha uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre violência de Estado hoje.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.