Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Brasília, 10/12/2014). Peça que a descrevam.
- O que os alunos veem nesta imagem? É uma cerimônia? Quem são as pessoas que participam? O que está escrito na parede do evento? O que foi a CNV e qual a sua importância? Criem hipóteses.
- Explique O que foi a CNV e sua importância para a história recente do Brasil. Comente que o Brasil foi o último país da América Latina a realizar uma Comissão da Verdade sobre sua ditadura, sendo que Chile e Argentina instalaram tais comissões no ano seguinte ao término dos regimes autoritários – como se o Brasil o tivesse feito em 1988, junto com a nova Constituição.
- Para mais detalhes, utilize o texto Comissão Nacional da Verdade do portal.
IMAGEM 2
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Brasília, 2013) e peça que a descrevam.
- Quem é o homem de óculos escuros? Alguém reconhece? O que será que ele está fazendo na foto? Criem hipóteses.
- Explique que se trata de Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos mais sanguinários comandantes da tortura da ditadura militar, em depoimento para a CNV, em maio de 2013. Em seu depoimento, ele afirmou que negou as denúncias, mas ao ser confrontado com questões do ex-preso político Gilberto Natalini, Ustra disse que não aceitaria ser acareado por um “terrorista”. Nas palavras de Natalini, “Ustra era o comandante do inferno”, se referindo aos centros de tortura do regime militar.
- Mostre aos alunos a reportagem Coronel Brilhante Ustra dá depoimento na Comissão da Verdade – Repórter Brasil
- Depois, peça que leiam o perfil de Carlos Alberto Brilhante Ustra do portal.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre a CNV.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.